
Para o PCP Açores as Juntas de Freguesia têm realizado um trabalho meritório e eficaz na limpeza de ribeiras e prevenção de riscos. No entanto, a opção do Governo Regional de reduzir cada vez mais os valores dos protocolos de colaboração com as Juntas (que sofreram um corte de 35% no ano de 2012) tem limitado a sua capacidade e permitido a acumulação de situações de risco potencial.
O PCP propôs, em sede de Plano e Orçamento para 2012, o reforço destas verbas, bem como as destinadas à monitorização de cheias e deslizamentos, que o PS, infelizmente, rejeitou.
Assim, o PCP propõe que o Governo reforce os meios financeiros das Juntas de Freguesia, para em colaboração com os serviços da Região realizem um conjunto alargado e excecional de ações limpeza e desobstrução de cursos de água e as necessárias obras de consolidação e proteção das suas margens.
Para o PCP Açores a necessária contenção das despesas do Estado não pode ser feita à custa da segurança das populações e das suas propriedades e, como tal, espera que a maioria, responsavelmente, aprove esta proposta, que será discutida já no próximo Plenário do Parlamento Regional.