Temas

PCP Açores quer conhecer apoios recebidos pela COFACO

Imprimir
Twitter

Recorde-se que Ilda Figueiredo e João Ferreira, Deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram também uma pergunta escrita ao Conselho e à Comissão Europeia, defendendo também que para beneficiar de apoios de instituições públicas, as empresas sejam obrigadas a cumprir as suas responsabilidades sociais, nomeadamente em termos de manutenção dos postos de trabalho.Na sequência do encerramento da fábrica da conserveira COFACO na ilha do Faial o PCP Açores questionou o governo Regional sobre o volume de apoios e subsídios recebidos por esta empresa desde o ano de 2007. Em simultâneo, Ilda Figueiredo e João Ferreira, Deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram uma pergunta escrita à Comissão Europeia, defendendo também que para beneficiar de apoios de instituições públicas, as empresas sejam obrigadas a cumprir as suas responsabilidades sociais, nomeadamente em termos de manutenção dos postos de trabalho.

Ler o requerimento apresentado na Assembleia Regional

Ler a pergunta escrita apresentada à Comissão Europeia

 

Para o PCP Açores os apoios públicos devem ser garante do cumprimento escrupuloso de uma cultura de responsabilidade social por parte das empresas, o que nitidamente não sucedeu neste caso.

Recorde-se que a concentração de todo o processo produtivo na unidade do Pico obriga mais de uma dezena de trabalhadores a uma travessia marítima diária, muitas vezes sob condições extremamente penosas e lançou no desemprego cerca de 50 dos trabalhadores da empresa.

Para o PCP Açores é urgente que se criem as condições para a reabertura desta unidade na ilha do Faial. Importa, por isso, que se avaliem as condições e volume dos apoios públicos dados a esta empresa e o grau de cumprimento dos seus compromissos.