“Carta Aberta ao Sr. Souto Gonçalves”
(Redactor do Incentivo)
1) - Realizou a CDU no passado dia 11 de Agosto, a apresentação do 1º Candidato desta Coligação ás eleições para a Assembleia Legislativa Regional (ALR), a realizar em 19 de Outubro de 2008.
Foram convidados a estar presentes os Órgãos Comunicação Social (OCS) sedeados no Faial, entre os quais o “Incentivo”, que se fez representar pelo Senhor Jornalista a quem dirijo esta carta aberta em meu nome e da CDU - Faial.
2) – Em meu nome e em nome da CDU – Faial, reafirmo, pela indignação que motivaram na minha pessoa, nos apoiantes da CDU e em muitos Faialenses, irei pronunciar-me sobre algumas questões que na nossa opinião, o Sr. Jornalista abordou incorrectamente.
3) – A questão do Candidato in(esperado), não sendo uma questão maior, gostaria de lembrar que: no Incentivo de 25 de Julho de 2008, escrevia-se “sendo Luís Bruno pouco provável por causa das funções que desempenha como Administrador do Centro de Saúde da Horta, resta esperar”. Enganaram-se, por uma questão fundamental: O ser Presidente do Conselho de Administração do CSH, nunca me inibiu das minhas opiniões politicas e do exercício da minha prática democrática – isto é sou o que as pessoas conhecem.
(Redactor do Incentivo)
1) - Realizou a CDU no passado dia 11 de Agosto, a apresentação do 1º Candidato desta Coligação ás eleições para a Assembleia Legislativa Regional (ALR), a realizar em 19 de Outubro de 2008.
Foram convidados a estar presentes os Órgãos Comunicação Social (OCS) sedeados no Faial, entre os quais o “Incentivo”, que se fez representar pelo Senhor Jornalista a quem dirijo esta carta aberta em meu nome e da CDU - Faial.
2) – Em meu nome e em nome da CDU – Faial, reafirmo, pela indignação que motivaram na minha pessoa, nos apoiantes da CDU e em muitos Faialenses, irei pronunciar-me sobre algumas questões que na nossa opinião, o Sr. Jornalista abordou incorrectamente.
3) – A questão do Candidato in(esperado), não sendo uma questão maior, gostaria de lembrar que: no Incentivo de 25 de Julho de 2008, escrevia-se “sendo Luís Bruno pouco provável por causa das funções que desempenha como Administrador do Centro de Saúde da Horta, resta esperar”. Enganaram-se, por uma questão fundamental: O ser Presidente do Conselho de Administração do CSH, nunca me inibiu das minhas opiniões politicas e do exercício da minha prática democrática – isto é sou o que as pessoas conhecem.
Ainda sobre a minha escolha para 1º Candidato da CDU, ela não caiu do céu “nem foi escolha de chefes”, resultou de muitas reuniões e recolhas de opinião partilhadas por apoiantes da CDU e que reuniram todo o consenso.
E finalmente a CDU não partilha da opinião publicitária dos candidatos “surpresa – tipo brinde”, preferimos sem dúvida candidatos com provas dadas na sociedade, de participação desinteressada, útil e contributiva para o bem-estar e progresso do Faial.
4) – Á “nomenclatura” comunista, só um comentário: o Sr. Jornalista está traumatizado há 30 anos e não conseguiu inovar-se, nós CDU conseguimos e sabemos perfeitamente em que momento e em que mundo estamos prudentemente, o Sr. Jornalista joga á defesa “ falta saber a composição da Lista”, mas não só, acrescento: falta saber o Programa e sobre isto o Sr. Jornalista disse pouco, quase nada, mas ficamos a saber que na ALR, em defesa do Faial e em defesa dos trabalhadores, pode-se contar com a CDU.
5) – A vida profissional – Médico e as dificuldades dos OCS contactarem comigo: profunda e grave contradição Sr. Jornalista. Primeiro, todos os dias contactam e falam comigo dezenas de Faialenses que precisam e sabem onde me encontrar, assim, posso concluir o esforço que faz para me encontrar, segundo diz, é pouco. Mas não deixa de ser estranho que em Conferência de Imprensa, quando tem oportunidade de me questionar, nem uma pergunta tenha saído da sua boca.
Ao invés passo a informá-lo que no mesmo dia dei uma entrevista para a Rádio Atlântida – afinal quem é que não tem tempo?
6) – Os textos, assim designados depreciativamente pelo Sr. Jornalista eram de grande importância no contexto político da candidatura, que o apoio de José Decq Mota quer o de Aníbal Pires, 1º Candidato pelo Circulo Regional. É lamentável que os Faialenses sobres estes “textos”(sic) nada tenham ficado a saber.
Mas ficaram a saber sobre o estilo “truculento” do meu camarada Mário Serpa. É grave aquilo que o Sr. Jornalista diz sobre as características pessoais que não correspondem à verdade – e mais grave ainda quando escreve que Mário Serpa “exigiu o tratamento a que a CDU tem direito”. O que o meu Camarada disse: “ foi que esperava daqui para a frente, que a CDU tivesse o tratamento a que tem direito”, escrever que exigiu não é verdade.
7) – Finalmente, a demagogia do candidato: escreve o Sr. Jornalista “uma nota pessoal curiosa” minha: “Tudo farei para manter activamente a minha actividade profissional”, concluindo que só pode interpretar como demagógica.
Sabendo que demagogia significa fazer falsas promessas ou apresentar ilusões como realidades, o Sr. Jornalista ofende-me porque no fundo está a chamar-me mentiroso, mas não me ofende só a mim, ofende igualmente muitos Faialenses, que me manifestaram a sua revolta e repulsa por aquilo que escreveu.
Esclareço para que fique claro: não se trata de uma nota pessoal, é sim um primeiro compromisso (é pena que não tenha transcrito o segundo).
Acrescento, que o Sr. Jornalista sabe tão bem como eu, que posso ser deputado e continuar a exercer a minha profissão – á semelhança aliás, do que outros Deputados fazem e fizeram.
Gostaria de ser Deputado, se os Faialenses assim o entenderem, para defender no sítio próprio – a Assembleia Regional – os valores e os princípios porque tenho norteado a minha vida – é isto e só isto o que pretendo.
A “maldade” do seu comentário tem um objectivo: impedir que a CDU eleja o seu Deputado na Ilha do Faial. Afinal quem é o demagogo!?
Concluo, esperando Sr. Jornalista Souto Gonçalves que este tenha sido apenas um mau momento na sua vida profissional.
Como é óbvio, tem todo o direito de expressar a sua opinião pessoal enquanto cidadão, mas enquanto jornalista, espera-se de si um grau de verdade que corresponda á informação devida aos Leitores do “Incentivo”, o que na minha opinião não foi o caso – os Faialenses ficaram a saber a opinião do Sr. Jornalista Souto Gonçalves sobre a CDU, mas pouco ficaram a saber e o que souberam não corresponde á realidade sobre a candidatura da CDU.
Pela nossa parte continuarão a ser bem-vindos e recebidos com a cordialidade e boa educação que temos tido desde sempre.
Horta, 18/08/2008
P`la Coligação Democrática Unitária
O 1º Candidato
Dr. Luís Bruno