Património natural das Flores merece outra atenção

Imprimir

floresO deputado regional do PCP João Paulo Corvelo criticou a obra em curso na Estrada Regional que liga os Cedros a Ponta Delgada, nas Flores, por chocar com as caraterísticas naturais da ilha. A construção em cimento armado não está de acordo com uma política de proteção ambiental que respeite o patrinómio natural e os florentinos, sendo ainda mais grave por ter sido autorizada e promovida por entidades públicas.

Requerimento

 

Galardoada como Reserva da Biosfera da UNESCO, a ilha das Flores possui um património natural, ambiental e paisagístico riquíssimo.

Essa qualidade ímpar e reconhecimento geral coloca uma aumentada exigência de rigor na proteção ambiental e na paisagem natural da ilha das Flores, de modo a preservar um património que pertence a todos os açorianos e aos florentinos em particular.

No entanto, a população da ilha das Flores está pasmada com a construção de um mamarracho, em cimento armado, na berma da Estrada Regional de ligação da freguesia dos Cedros a Ponta Delgada, na ilha das Flores, entre a chamada curva do vento e a primeira plataforma da antiga Base Francesa.

A Representação Parlamentar do PCP considera que o referido edifício choca em absoluto com a extraordinária paisagem natural onde está a ser implantado.

Uma política de proteção ambiental exige ações concretas e não apenas palavras de circunstância. A situação é tanto mais grave quando são as próprias entidades públicas a provocar gravosos danos paisagísticos e a falharem os seus deveres legais de proteção do património natural da ilha das Flores.

Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita ao Governo Regional as seguintes informações:

 

Santa Cruz das Flores, 26 de Julho de 2017

O Deputado do PCP Açores

João Paulo Corvelo

Tags: ,