Nota de imprensa
A CDU foi a primeira força política a denunciar a insustentabilidade do atual edifício em que se encontra o Centro de Saúde das Velas, que tem sofrido diversas intervenções ao longo dos anos assente numa suposta renovação e melhoramento das instalações existentes, que reafirmamos ser não ser solução para os problemas na área da Saúde dos Velenses e para a ilha de São Jorge. A questão passa, fundamentalmente, pela vontade política, posto isto, é urgente que, face aos resultados das eleições de 25 de Outubro e à solução governativa encontrada, a população do concelho e da ilha seja esclarecida, sem subterfúgios, de qual é a posição dos seus deputados eleitos e respetivos partidos, para que não passa de mais um tema, meramente, eleitoral.
Com uma obra completamente parada, seja devido a problemas com o empreiteiro da obra, devido ao mau tempo ou devido à falta de condições que o edifício oferece, seja o que for, a verdade é que neste momento os internamentos nas Velas estão já a ser colocados na Calheta. Numa altura em que a afluência ao serviço de urgência tem tendência a aumentar devido às doenças sazonais de inverno e outros problemas, não poderá servir como argumento para a centralização de serviços num só centro de saúde.
A CDU/Jorge é manifestamente contra essa centralização e considera que dessa forma os jorgenses no geral e os velenses especificamente serão penalizados no que toca à qualidade do serviço de saúde pública.
É urgente uma tomada de posição cívica e política, a situação não se pode prolongar, está dia a dia a agravar-se e a degradar-se e os jorgenses não podem esperar mais. A CDU apresentou, já em 2018, na Assembleia Municipal das Velas, através do seu deputado António Machado, uma proposta recomendação que visava a intervenção do município junto do Governo Regional para a construção de raiz de um centro de saúde novo para as Velas, CDS e PS abstiveram-se, apenas PSD votou favoravelmente, continuará a ser esta postura contraditória dos partidos que agora formam uma solução governativa (PSD/CDS) e continuará o PS a colocar-se em “cima do muro” relativamente a esta questão?
A CDU/São Jorge defende ainda na área da Saúde que:
1- Devem ser criadas condições que permitam e estimulem a fixação de médicos de família em São Jorge;
2- O reforço do número de consultas de médicos especialistas bem como a sua periodicidade;
3- O aumento do número de exames e testes diagnostico em S. Jorge, de forma a reduzir o número de deslocações;
4- O aumento de verbas para a prevenção de doenças crónicas;
5- Os Centros de Saúde devem ser equipados com os meios necessários para recorrerem à Telemedicina;
6- O reforço dos meios humanos para a ida de enfermeiros ao domicílio.
18 de Novembro de 2020
CDU/São Jorge