PCP

  • corvoO PCP/Açores concluiu uma visita de três dias ao Corvo, mantendo a prática de contacto permanente com as populações e com as instituições, para aprofundar o conhecimento da realidade das ilhas e melhorar a capacidade de intervenção e de proposta, para dar resposta aos problemas sentidos.

    Da visita saiu fortalecida a convicção de que nenhuma ilha pode ser esquecida, sendo cada uma necessária para o desenvolvimento regional harmonioso. No imediato, sublinha-se a urgência de dar resposta ao abastecimento da ilha, para assegurar a sua economia e o funcionamento de todas as entidades, a concretização do Ecomuseu e a implementação dos projetos de energias renováveis.

     

  • 72084962 777692015984479 6399928302458372096 n

    A passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores provocou uma significativa destruição e prejuízos muito avultados, ainda não inteiramente estimados.

    Destruição de casas, com várias pessoas desalojadas, destruição de infraestruturas de telecomunicações, energia e outras. Destruição de um porto comercial, essencial para o abastecimento de combustíveis e de bens alimentares às ilhas das Flores e Corvo.

  • conf doraa 21out

    A Direção da Organização Regional do PCP Açores (DORAA) esteve reunida este Sábado, em Ponta Delgada, para analisar os resultados das eleições Legislativas do passado dia 6 de Outubro e a situação política que decorre do novo quadro da Assembleia da República, bem como para acompanhar a evolução do panorama económico e social na Região e no País e ainda para traçar orientações de trabalho e intervenção política e institucional do PCP Açores, no curto e médio prazo.

  • IMG 2567

    Representação Parlamentar do PCP, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, defende que no imediato não poderá falhar o abastecimento de bens e mercadorias às ilhas das Flores e do Corvo, devendo a frequência das idas de navio de transporte de mercadorias ser devidamente adaptadas às necessidades das ilhas do Grupo Ocidental.

  • 18527187 246489052498314 3479330269656035026 o

    A Representação Parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, através do deputado João Paulo Corvelo, em intervenção durante a interpelação ao Governo Regional, considera que é fundamental assegurar o regular serviço de transportes marítimo de bens e mercadorias para as ilhas das Flores e do Corvo.

  • TA2 4745 Editada 1

    Lembro-me bem daquela noite. Ainda nervosa perante os resultados, lembro-me de ouvir o discurso de Passos Coelho, a falar de vitória. Lembro-me que fiquei irritada. Como era possível? Iria continuar o pesadelo "mascarado de crise". Iriam continuar os cortes cegos, o desemprego, os congelamentos, a destruição da educação e da saúde, a falta de esperança. António Costa aparecia na TV com um ar combalido a dar os parabéns a Passos e a Portas. O BE festejava efusivamente o aumento do número de deputados. No meio disto tudo, ouvimos Jerónimo de Sousa lançar um alerta. Que passado uns dias clarificou: " o PS só não é governo se não quiser". E todos ficaram em choque. O que significava aquela frase? Como podia Jerónimo de Sousa fazer aquela afirmação? Pois bem. Havia naquele momento a oportunidade de romper com o rumo desastroso que o país levava e isso não podia ser ignorado, e foi o PCP que deu o mote. Ainda assim, Cavaco ignorou o contexto, ignorou que a direita tinha tido a segunda maior derrota de sempre, e insistiu... O resto da história já se sabe... Passos e Portas formaram governo, que durou apenas uns dias...A verdade é que os portugueses queriam mudar, precisavam de mudar.

  • 72084962 777692015984479 6399928302458372096 n

    A passagem do furacão “Lorenzo” pela Região Autónoma dos Açores provocou uma significativa destruição e prejuízos muito avultados, ainda não inteiramente estimados. Os grupos oriental (Flores e Corvo) e central (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa) foram os mais afetados. No total, mais de cinquenta pessoas foram desalojadas. Para além de casas, foram destruídas diversas infraestruturas, nomeadamente de telecomunicações e iluminação, entre outras.

  • 20191002 171922290 iOS

    A DORAA vem manifestar a sua profunda solidariedade com as famílias açorianas desalojadas e com todos os açorianos que foram afetados pela passagem do furacão Lourenzo.

    O PCP defende que devem ser  garantidas  no imediato todas as condições de segurança e de conforto ás famílias desalojadas.

  • IMG 20190930 123254

    O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha Terceira e contactou a população terceirense. Esta iniciativa contou também com a presença de Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores. O candidato António Salgado Almeida percorreu as ruas do concelho de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória contactando diretamente com os terceirenses e dando a conhecer as propostas da CDU para estas eleições. Foram muitos os assuntos debatidos e as preocupações das pessoas foram ouvidas atentamente.

    O 1º candidato, António Salgado Almeida, reforçou algumas ideias importantes e que correspondem também às questões colocadas ao longo da visita.

    Os problemas mais abordados nos contactos com a população da Terceira foram as questões da mobilidade, saúde, direitos laborais e ambientais. A população focou a necessidade de conclusão da descontaminação dos solos. A CDU defende a urgente descontaminação dos solos e aquíferos da Ilha Terceira.

  • CDU Aores

    A cidade da Horta foi uma das cidades portuguesas a assinalar, na passada sexta-feira, com uma manifestação a greve climática global, que decorreu na semana passada em mais de 170 países por todo o mundo.

    A CDU Açores também marcou presença na referida manifestação, sob o lema “o capitalismo não é verde”.

    A CDU Açores congratula-se com a disponibilidade dos jovens e dos cidadãos em geral para agir perante problemas concretos de degradação da natureza, matéria para a qual os partidos que compõem a CDU – PCP e Partido Ecologista «Os Verdes» alertam há quase quatro décadas.

  • IMG 20190928 103240

    O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às eleições legislativas de 2019, António Salgado Almeida, no decorrer da sua visita a São Miguel, continuou os contatos com a população. Deslocou-se pela manhã ao Mercado da Graça, em Ponta Delgada, dando a conhecer às pessoas que com ele conversaram as propostas da CDU, especialmente as focadas na necessidade de valorizar a produção local.

    Esta iniciativa contou também com a presença de Rui Teixeira, igualmente candidato e Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores.

  • IMG 20190925 170226

    O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha de Santa Maria, contactou com entidades e a população da ilha de Santa Maria.

    Esta iniciativa contou também com a presença de Marco Coelho, igualmente candidato e Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores.

    O candidato António Salgado Almeida percorreu as ruas da ilha de Santa Maria, onde efectuou o contacto directo com os marienses. Deu a conhecer as propostas da CDU para estas eleições e ouviu atentamente as preocupações e anseios das pessoas. Foram realizadas ainda duas reuniões. Com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde local e outra com a responsável pelo Teleporto de Santa Maria onde foi possível perceber a real importância e impacto que a infraestrutura actualmente representa.

    Foram muitos os assuntos debatidos e as preocupações das pessoas foram ouvidas atentamente.

  • IMG 20190924 185846

    O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha das Flores e contactou as entidades locais e população da ilha das Flores. Esta iniciativa contou também com a presença de Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores. O candidato António Salgado Almeida percorreu as ruas dos concelhos de Santa Cruz das Flores e das Lajes das Flores, contactando diretamente com os florentinos e dando a conhecer as propostas da CDU para estas eleições. Foram muitos os assuntos debatidos e as preocupações das pessoas foram ouvidas atentamente.

  • IMG 20190923 145822

    O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha do Corvo e contactou as entidades locais e população da ilha do Corvo. Esta iniciativa contou também com a presença de Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores. O candidato António Salgado Almeida percorreu as ruas da Vila do Corvo, contactando diretamente com os corvinos e dando a conhecer as propostas da CDU para estas eleições. Foram muitos os assuntos debatidos e as preocupações das pessoas foram ouvidas atentamente.

  • 4

    O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha do Faial no âmbito da apresentação do documento programático para a Região. Esta iniciativa contou também com a presença dos candidatos da CDU residentes na ilha do Faial, Paula Decq Mota e Alvarina Céu, e ainda de Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores. Os candidatos e outros ativistas da CDU percorreram as freguesias da ilha do Faial, contactando diretamente com os faialenses e dando a conhecer as propostas da CDU para estas eleições. Foram muitos os assuntos debatidos e as preocupações das pessoas foram ouvidas atentamente.

    Em declarações à comunicação social no final da visita o 1º candidato, António Salgado Almeida, reforçou algumas ideias importantes e que correspondem também às questões colocadas ao longo da visita.

  • 2
    O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores para as eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha do Pico no âmbito da apresentação do documento programático para a Região.
    Esta iniciativa contou também com a presença do candidato da CDU residente da ilha do Pico, Ernesto Rodrigues e de Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores.
  • 1280px Flag of the Portuguese Communist Party.svg

    Uma delegação do PCP/Açores reuniu com o Governo Regional, para colocar algumas preocupações sobre o Plano e Orçamento para 2020. Como é prática, o PCP irá apresentar um conjunto alargado de propostas que deem resposta aos problemas vividos pelos açorianos.

  • ci horta

    O secretariado da DORAA do PCP reafirma a importância fundamental do aumento dos salários para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das suas famílias, bem como para o crescimento económico do País e em particular dos Açores.

    Neste sentido, não podemos ignorar a importância fundamental do salário mínimo no combate à pobreza, designadamente a pobreza laboral.

  • IMG 20190809 165848

    Uma delegação do PCP integrada por António Filipe (vice-presidente do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República), Marco varela (Coordenador do PCP Açores) e Cátia Benedetti (membro da DORA do PCP) realizaram reuniões de trabalho em Ponta Delgada no dia 9 de agosto com o Juiz Presidente da Comarca Judicial dos Açores, com o Comando Regional da PSP, com o Diretor do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada e com o Reitor da Universidade dos Açores.

    Nestas visitas, o PCP obteve informação de grande utilidade para o trabalho a realizar na Assembleia da República e na Região, e assumiu alguns compromissos para com as entidades contactadas.

  • IMG 2236

    A Representação Parlamentar do PCP realizou mais uma visita oficial às ilhas do Grupo Oriental. Como sempre, o PCP procurou aprofundar o seu conhecimento sobre os problemas sociais e reforçar a ligação às populações, através do contacto com os habitantes e com as suas instituições representativas. Estas visitas inserem-se na atividade normal da RPPCP, tendo sido pretendido também prestar contas às populações das ilhas visitadas sobre a atividade desenvolvida na ALRAA.

    A Representação Parlamentar do PCP ouviu as preocupações e os anseios das populações das ilhas de São Miguel e Santa Maria, tendo recolhido as suas opiniões e propostas e, como sempre, levará as questões das ilhas do Grupo Oriental ao Parlamento Regional, tentando contribuir para dar resposta e encontrar soluções para os problemas destas ilhas.

Últimos Vídeos

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Boletim Informativo do PEV