Os compromissos assumidos com os eleitores são para serem cumpridos! É com este princípio que os eleitos da CDU trabalham, e o Parlamento Regional não é exceção.
De cara lavada e de olhos nos olhos dos açorianos, os ativistas da CDU estão a distribuir um documento onde são elencadas as propostas apresentadas na Assembleia Regional, durante estes 4 anos, estando ainda indicadas as que foram recusadas pela maioria absoluta do PS. Mais do que "prestar contas", esta ação de contacto com os Açorianos é movida pela necessidade de transparência, de esclarecer e de recolher opiniões e propostas.
Veja aqui o folheto
Entre as propostas que foram apresentadas pela CDU e que foram aprovadas contam-se algumas tão importantes como de apoio aos pequenos agricultores e à agricultura, a apoios específicos à ilha Terceira, mais meios à Inspeção Regional do Trabalho, mais e melhor fiscalização marítima, melhoria em infraestruturas nas várias ilhas, por maior transparência na publicidade institucional e pelo emprego científico estável e com direitos.
Por outro lado, pode-se concluir que as propostas recusadas pelo PS na Assembleia foram oportunidades perdidas de melhorar a vida dos Açorianos. Algumas das propostas recusadas são de uma tão elementar justiça que se torna difícil compreender como puderam ser chumbadas: fim das taxas moderadoras: redução das tarifas da eletricidade; aumento do Complemento Regional ao Salário Mínimo; manuais escolares gratuitos; redução da taxa mais alta do IVA; aumento de diversos apoios sociais (abono de família, complemento de pensão e remuneração complementar); e reposição da anualidade do concurso de professores, entre muitas outras.
Muitas das propostas chumbadas foram defendidas durante a campanha eleitoral de 2012 pelos diferentes partidos que depois as chumbaram, dando mostras claras de que as suas afirmações não são para levar a sério!