VOTO DE SAUDAÇÃO
Em 2011 uma parceria estabelecida entre a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) e o Clube Naval da Horta (CNH) deu início ao Projecto “Vela para Todos – Faial sem Limites” que tinha como objectivo introduzir no Faial e nos Açores a vela adaptada.
O primeiro passo que essa parceria teria que dar seria a de encontrar as formas de adquirir os equipamentos necessários ao desenvolvimento da actividade. Foi por isso feito um apelo à Academia do Bacalhau do Faial, que, respondendo positivamente, dedicou um ano da sua actividade a juntar os meios necessários à aquisição de uma embarcação Access 303 a que foi dado o nome de “Bacalhau”. Por seu turno a Câmara Municipal da Horta possibilitou a aquisição de uma embarcação Access 2.3, a que foi dado o nome de “Cidade da Horta” e contribuiu fortemente na aquisição de um segundo Access 2.3. Um conjunto de cidadãos disponibilizou a quantia suficiente para aquisição do terceiro Access 2.3.
A culminar este processo de constituição de uma pequena frota de barcos de vela adaptada a Fundação EDP atribuiu o primeiro lugar a uma candidatura do Projecto “Vela para Todos – Faial sem Limites” num concurso que promoveu, traduzindo-se essa classificação na oferta do segundo Access 303 que se chama “EDP”. De referir ainda que a Empresa ANA, EP cedeu, logo no inicio do projecto um semi-rígido para barco de apoio.
A parceria entre a APADIF e o CNH definiu, desde o início, a orientação a dar ao Projecto, ficando claro que teria, em simultâneo, duas vertentes: uma vertente ocupacional e uma vertente de competição.
A vertente ocupacional, desenvolvida em parceria com o Instituto de Segurança Social dos Açores, através da Divisão de Acção Social da Horta, que, dispensando dois técnicos num horário pré-estabelecido, possibilita que portadores de multideficiência, utentes da APADIF, do CAO da Santa Casa da Misericórdia e alunos da UNECA da EBI da Horta, possam usufruir, ao longo do ano, da utilização, devidamente orientada, de todos estes recursos.
A vertente de competição destinada a atletas com mobilidade reduzida é desenvolvida, de forma integrada, na Secção de Vela Ligeira do CNH, com treinos e provas durante todo o ano. Dispondo actualmente de dois núcleos de competição, os Access 303 e 2.1 participam em todas as provas locais organizadas pelo CNH durante o ano, participam no Festival Internacional de Vela Ligeira da Semana do Mar e desde 2013 uma equipa de três velejadores do CNH participa no Campeonato Nacional da Classe Access. Acresce que o CNH tem hoje a sua Escola de Vela certificada, para vela adaptada, pela Federação Portuguesa de Vela.
O Projecto “Vela para Todos – Faial sem Limites” está consolidado, presta um bom serviço à comunidade e forma velejadores de topo nesta classe de barcos de vela.
Nos passados dias 24, 25 e 26 do mês de Junho, realizou-se em Viana do Castelo o Campeonato Nacional da Classe Access de 2016, tendo o Clube Naval da Horta participado com uma equipe de 3 velejadores – Libério Santos, Lício Silva e Rui Dowling – o Treinador Dr. João de Freitas Duarte e dois Assistentes – Nuno Brum e Diogo Picanço Nunes.
Os velejadores de Access do CNH que participaram neste Campeonato Nacional constituem um grupo de acentuada e uniforme qualidade, sendo que, neste Campeonato Nacional, Libério Santos, viu o seu barco afectado por graves problemas técnicos, tendo partido o mastro no primeiro dia de regatas, o que afectou seriamente a classificação final. Entretanto, Rui Dowling e Lício Silva, conseguindo fazer uma prestação de grande qualidade e grande regularidade, asseguraram os títulos de Campeão Nacional 2016 – Rui Dowling e Vice – Campeão Nacional 2016 – Lício Silva que já tinha obtido essa posição em 2015.
Assim, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores saúda o velejador Campeão Nacional 2016 em Access 2.3, Rui Dowling, o velejador Vice-Campeão Nacional 2016 Lício Silva e todos os restantes elementos da equipe do Clube Naval da Horta que participou no Campeonato Nacional da Classe Access realizado em Viana do Castelo.
Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores delibera ainda que este Voto seja enviado a todos os membros da equipe participante, ao Clube Naval da Horta, à APADIF, à Divisão de Acção Social da Horta do ISSA, à Direcção do Serviço de Desporto do Faial, à Câmara Municipal da Horta e aos Meios de Comunicação Social.
O Deputado do PCP Açores
(Aníbal Pires)