O Deputado do PCP eleito pela ilha das Flores, João Paulo Corvelo, denunciou hoje a insuficiência das obras realizadas na Escola Básica e Secundária das Flores, em Santa Cruz das Flores, que não resolveram os problemas de degradação e falta de equipamento adequado daquela Escola.
Se bem que o edifício do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo tenha sido alvo de obras de beneficiação relevantes, nos restantes edifícios da EBS das Flores nada foi realizado, se exceptuarmos a pintura da fachada da Escola virada para a Rua de Santa Catarina. Todo o restante exterior da EBS das Flores ficou como estava, encontrando-se a pintura num lastimável estado de degradação.
O PCP aponta, entre outros problemas, a degradação da pintura exterior, existência de infiltrações de humidade em várias salas e no pavilhão desportivo, o mau estado da vedação da escola, e muitos problemas nos equipamentos, degradados, obsoletos ou desadequados, nomeadamente no parque informático da Escola, na falta de quadros interactivos, nas falhas da rede wi-fi, no mobiliário desadequado para os alunos que o utilizam.
O PCP pretende saber quando é que o Governo Regional pretende realizar obras de profundo melhoramento das condições físicas da Escola Básica e Secundária das Flores, bem como proceder à adequação e substituição dos seus equipamentos.
REQUERIMENTO
O PCP considera que as obras realizadas no passado Verão na Escola Básica e Secundária das Flores, em Santa Cruz das Flores, foram manifestamente escassas e insuficientes.
Se bem que o edifício do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo tenha sido alvo de obras de beneficiação relevantes, nos restantes edifícios da EBS das Flores nada foi realizado, se exceptuarmos a pintura da fachada da Escola virada para a Rua de Santa Catarina. Todo o restante exterior da EBS das Flores ficou como estava, encontrando-se a pintura num lastimável estado de degradação.
Foi recentemente noticiada a importante subida da Escola Básica e Secundária das Flores nos rankings dos exames nacionais relativos ao ano letivo transacto. Não obstante algum simplismo e superficialidade nestes rankings, na avaliação do funcionamento de um estabelecimento de ensino, a subida da EBS das Flores tem de ser atribuída integralmente ao mérito dos seus professores e alunos, pois as condições físicas e materiais em que são forçados a trabalhar são deveras lastimáveis.
Registe-se, a título de exemplo:
- Várias salas de aula têm os quadros brancos em elevado estado de degradação;
- Não há quadros interativos em todas as salas de aula e as salas que têm quadros interativos estes não funcionam corretamente;
- A maioria das salas de aula têm os projetores avariados;
- O mobiliário das salas de aula encontra-se muito envelhecido e bastante degradado na generalidade da EBS das Flores, sendo que algum desse mobiliário tem dimensões absolutamente desadequadas para alguns alunos, nomeadamente os do ensino do secundário obrigando estes a ter uma postura incorreta e prejudicial para o seu saudável crescimento físico enquanto jovens adolescentes. Recorde-se que o “novo” edifício de ensino - inaugurado na década passada - foi mobilado integralmente com mesas e cadeiras existentes e já anteriormente bastante usadas na Escola;
- Muitas salas de aula têm notórias manchas de humidade devido a infiltrações da chuva;
- O parque informático da EBS das Flores encontra-se envelhecido, algo degradado e bastante desatualizado, além de que não há computadores suficientes para suprir as necessidades da comunidade educativa;
- A ligação à Internet tem muitas falhas em várias salas de aula e o sinal wi-fi nem sempre está disponível em todo o espaço escolar;
- O pavilhão gimnodesportivo da Escola, inaugurado já na presente década, tem uma enorme mancha de humidade no seu tecto devido a infiltrações da chuva, tendo também algumas fendas nas paredes;
- A vedação metálica circundante à EBS das Flores encontra-se em estado de ruína, estando mesmo na iminência de ruir no lado da Avenida Diogo de Teive, constituindo assim grave perigo para os transeuntes e ameaçando provocar danos nos carros estacionados no parqueamento;
- A vedação do campo de futebol no topo do pavilhão gimnodesportivo da Escola está extremamente degradada, sendo bastante comum perderem-se muitas bolas que vêm parar à via pública, podendo causar danos;
- A generalidade do exterior da EBS das Flores está com a pintura num estado lastimável, visivelmente degradada.
O PCP considera que, com a máxima urgência, devem ser realizadas obras profundas de beneficiação das condições físicas da EBS das Flores, bem como deve ser efectuada a substituição de muitos dos seus meios materiais, técnicos e pedagógicos de ensino dentro das salas de aula.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita ao Governo Regional as seguintes informações:
Quando pretende o Governo Regional realizar obras de profundo melhoramento das condições físicas da Escola Básica e Secundária das Flores?
Quando pretende o Governo Regional equipar devidamente as salas de aula da Escola Básica e Secundária das Flores, substituindo os meios materiais, técnicos e pedagógicos que se encontram avariados, desatualizados ou são desadequados?
Santa Cruz das Flores, 27 de Dezembro de 2016
O Deputado do PCP Açores
(João Paulo Corvelo)