A CDU Faial enviou uma carta aberta ao redactor do Jornal Incentivo, expondo a sua indignação pela notícia publicada e as opiniões expressas sobre a apresentação pública do 1º Candidato pelo Círculo Eleitoral da Ilha do Faial, realizada no passado dia 11 de Agosto na cidade da Horta.
“Carta Aberta ao Sr. Souto Gonçalves”
(Redactor do Incentivo)
1) - Realizou a CDU no passado dia 11 de Agosto, a apresentação do 1º Candidato desta Coligação ás eleições para a Assembleia Legislativa Regional (ALR), a realizar em 19 de Outubro de 2008.
Foram convidados a estar presentes os Órgãos Comunicação Social (OCS) sedeados no Faial, entre os quais o “Incentivo”, que se fez representar pelo Senhor Jornalista a quem dirijo esta carta aberta em meu nome e da CDU - Faial.
2) – Em meu nome e em nome da CDU – Faial, reafirmo, pela indignação que motivaram na minha pessoa, nos apoiantes da CDU e em muitos Faialenses, irei pronunciar-me sobre algumas questões que na nossa opinião, o Sr. Jornalista abordou incorrectamente.
3) – A questão do Candidato in(esperado), não sendo uma questão maior, gostaria de lembrar que: no Incentivo de 25 de Julho de 2008, escrevia-se “sendo Luís Bruno pouco provável por causa das funções que desempenha como Administrador do Centro de Saúde da Horta, resta esperar”. Enganaram-se, por uma questão fundamental: O ser Presidente do Conselho de Administração do CSH, nunca me inibiu das minhas opiniões politicas e do exercício da minha prática democrática – isto é sou o que as pessoas conhecem.
(Redactor do Incentivo)
1) - Realizou a CDU no passado dia 11 de Agosto, a apresentação do 1º Candidato desta Coligação ás eleições para a Assembleia Legislativa Regional (ALR), a realizar em 19 de Outubro de 2008.
Foram convidados a estar presentes os Órgãos Comunicação Social (OCS) sedeados no Faial, entre os quais o “Incentivo”, que se fez representar pelo Senhor Jornalista a quem dirijo esta carta aberta em meu nome e da CDU - Faial.
2) – Em meu nome e em nome da CDU – Faial, reafirmo, pela indignação que motivaram na minha pessoa, nos apoiantes da CDU e em muitos Faialenses, irei pronunciar-me sobre algumas questões que na nossa opinião, o Sr. Jornalista abordou incorrectamente.
3) – A questão do Candidato in(esperado), não sendo uma questão maior, gostaria de lembrar que: no Incentivo de 25 de Julho de 2008, escrevia-se “sendo Luís Bruno pouco provável por causa das funções que desempenha como Administrador do Centro de Saúde da Horta, resta esperar”. Enganaram-se, por uma questão fundamental: O ser Presidente do Conselho de Administração do CSH, nunca me inibiu das minhas opiniões politicas e do exercício da minha prática democrática – isto é sou o que as pessoas conhecem.
Ainda sobre a minha escolha para 1º Candidato da CDU, ela não caiu do céu “nem foi escolha de chefes”, resultou de muitas reuniões e recolhas de opinião partilhadas por apoiantes da CDU e que reuniram todo o consenso.
E finalmente a CDU não partilha da opinião publicitária dos candidatos “surpresa – tipo brinde”, preferimos sem dúvida candidatos com provas dadas na sociedade, de participação desinteressada, útil e contributiva para o bem-estar e progresso do Faial.
4) – Á “nomenclatura” comunista, só um comentário: o Sr. Jornalista está traumatizado há 30 anos e não conseguiu inovar-se, nós CDU conseguimos e sabemos perfeitamente em que momento e em que mundo estamos prudentemente, o Sr. Jornalista joga á defesa “ falta saber a composição da Lista”, mas não só, acrescento: falta saber o Programa e sobre isto o Sr. Jornalista disse pouco, quase nada, mas ficamos a saber que na ALR, em defesa do Faial e em defesa dos trabalhadores, pode-se contar com a CDU.
5) – A vida profissional – Médico e as dificuldades dos OCS contactarem comigo: profunda e grave contradição Sr. Jornalista. Primeiro, todos os dias contactam e falam comigo dezenas de Faialenses que precisam e sabem onde me encontrar, assim, posso concluir o esforço que faz para me encontrar, segundo diz, é pouco. Mas não deixa de ser estranho que em Conferência de Imprensa, quando tem oportunidade de me questionar, nem uma pergunta tenha saído da sua boca.
Ao invés passo a informá-lo que no mesmo dia dei uma entrevista para a Rádio Atlântida – afinal quem é que não tem tempo?
6) – Os textos, assim designados depreciativamente pelo Sr. Jornalista eram de grande importância no contexto político da candidatura, que o apoio de José Decq Mota quer o de Aníbal Pires, 1º Candidato pelo Circulo Regional. É lamentável que os Faialenses sobres estes “textos”(sic) nada tenham ficado a saber.
Mas ficaram a saber sobre o estilo “truculento” do meu camarada Mário Serpa. É grave aquilo que o Sr. Jornalista diz sobre as características pessoais que não correspondem à verdade – e mais grave ainda quando escreve que Mário Serpa “exigiu o tratamento a que a CDU tem direito”. O que o meu Camarada disse: “ foi que esperava daqui para a frente, que a CDU tivesse o tratamento a que tem direito”, escrever que exigiu não é verdade.
7) – Finalmente, a demagogia do candidato: escreve o Sr. Jornalista “uma nota pessoal curiosa” minha: “Tudo farei para manter activamente a minha actividade profissional”, concluindo que só pode interpretar como demagógica.
Sabendo que demagogia significa fazer falsas promessas ou apresentar ilusões como realidades, o Sr. Jornalista ofende-me porque no fundo está a chamar-me mentiroso, mas não me ofende só a mim, ofende igualmente muitos Faialenses, que me manifestaram a sua revolta e repulsa por aquilo que escreveu.
Esclareço para que fique claro: não se trata de uma nota pessoal, é sim um primeiro compromisso (é pena que não tenha transcrito o segundo).
Acrescento, que o Sr. Jornalista sabe tão bem como eu, que posso ser deputado e continuar a exercer a minha profissão – á semelhança aliás, do que outros Deputados fazem e fizeram.
Gostaria de ser Deputado, se os Faialenses assim o entenderem, para defender no sítio próprio – a Assembleia Regional – os valores e os princípios porque tenho norteado a minha vida – é isto e só isto o que pretendo.
A “maldade” do seu comentário tem um objectivo: impedir que a CDU eleja o seu Deputado na Ilha do Faial. Afinal quem é o demagogo!?
Concluo, esperando Sr. Jornalista Souto Gonçalves que este tenha sido apenas um mau momento na sua vida profissional.
Como é óbvio, tem todo o direito de expressar a sua opinião pessoal enquanto cidadão, mas enquanto jornalista, espera-se de si um grau de verdade que corresponda á informação devida aos Leitores do “Incentivo”, o que na minha opinião não foi o caso – os Faialenses ficaram a saber a opinião do Sr. Jornalista Souto Gonçalves sobre a CDU, mas pouco ficaram a saber e o que souberam não corresponde á realidade sobre a candidatura da CDU.
Pela nossa parte continuarão a ser bem-vindos e recebidos com a cordialidade e boa educação que temos tido desde sempre.
Horta, 18/08/2008
P`la Coligação Democrática Unitária
O 1º Candidato
Dr. Luís Bruno