Com o objetivo de conhecer melhor e reforçar a ligação à s populações e aos seus problemas, o Deputado do PCP, AnÃbal Pires, terminou hoje mais uma visita oficial à ilha Graciosa.
Das várias opiniões recolhidas resulta claro o aumento das dificuldades da população, agravadas pelo desequilÃbrio estrutural do desenvolvimento do arquipélago, que faz com que as assimetrias entre as ilhas de maior e menor dimensão se acentuem dia a dia, com prejuÃzo não só para os graciosenses, como para todos os açorianos. O desemprego, a recessão, a perda de população, a impossibilidade dos jovens se fixarem na sua ilha, sentidos de forma muito mais aguda nas ilhas mais pequenas, são o resultado direto da redução dos rendimentos e da imposição de cada vez mais sacrifÃcios e exploração sobre quem trabalha, polÃticas que é absolutamente imperioso inverter urgentemente.
Oiça esta declaração em Mp3
Nesta visita realizaram-se reuniões com o senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, com o Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária, com a Direção da Adega Cooperativa e, realizou-se ainda uma visita às renovadas Termas do Carapacho.
Na reunião com o Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária da Graciosa foram abordadas algumas alterações recentes ao sistema educativo regional, como o Estatuto do Aluno e a dificuldade de aplicação de algumas das suas regras, nomeadamente as penalizações aos Encarregados de Educação, que não só têm uma utilidade mais do que duvidosa, como penalizam mais aqueles que são já penalizados pela sua situação laboral.
É preocupante também para as escolas da Região que se esteja a aproximar o perÃodo de preparação do próximo ano letivo sem que haja uma decisão polÃtica em relação à proposta que o Governo Regional apresentou para alterar o quadro legal da Ação Social Escolar.
Por último, foi abordada a importância e as implicações da proposta que o PCP apresentou recentemente para tornar gratuitos os manuais escolares.
Em relação à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o PCP não consegue entender a prioridade que leva o Executivo Municipal a insistir teimosamente num dispendioso projeto de requalificação da praça central de Santa Cruz – mas deixando de fora os seus pauis, que, esses sim, reclamavam urgente intervenção –, que não só desagrada à maioria da população, como poderá descaraterizar de forma permanente aquele que é um dos mais caracterÃsticos e aprazÃveis espaços públicos dos Açores e que constitui um ex-libris da ilha Graciosa.
Em relação à Adega Cooperativa da Graciosa, o PCP considera que o seu esforço para a valorização e diversificação dos produtos locais, gerando riqueza, emprego e contribuindo para dinamizar o nosso mercado interno, é um bom exemplo da via correta para o desenvolvimento dos Açores, que deve ser apoiado e estimulado pelos poderes públicos.
O PCP considera lamentável o enorme atraso nas obras de requalificação e ampliação da sede da Cooperativa e do projeto de comercialização e diversificação dos produtos agrÃcolas graciosenses. Recorde-se que, em 2009, o Deputado do PCP teve ocasião de visitar a Adega Cooperativa e tomar conhecimento do projeto, naturalmente esperando-se que fosse rapidamente concluÃdo. É deplorável que três anos depois ainda nada tenha avançado. Um atraso que não se justifica só pela burocracia processual, mas também pela opção do Governo Regional de só agora, neste ano eleitoral, ir aprovar o projeto.
O PCP não deixa de se congratular com essa aprovação mas regista a demora e alerta para os obstáculos que ainda há para vencer, não sendo o menor deles, a necessária existência de financiamento bancário. O PCP espera que não venhamos a estar perante inaceitáveis atitudes das entidades bancárias que, depois de anos a acumular lucros e benefÃcios do Estado, se recusam, num momento de maiores dificuldades, a conceder créditos que são essenciais para o desenvolvimento, assim contribuindo para o aprofundamento da recessão em Portugal e nos Açores.
Na visita à s Termas do Carapacho, o Deputado do PCP teve ocasião de conhecer os serviços prestados e as instalações do que é um equipamento importante para valorizar a oferta turÃstica da ilha, orientado para um modelo de turÃstico saudável e sustentável, que deve ser o paradigma da oferta turÃstica das nossas ilhas.
O PCP não deixará de chamar a atenção para estes e outros temas abordados durante a visita e a lutar pelos direitos dos graciosenses ao desenvolvimento e ao progresso.
Santa Cruz da Graciosa, 19 de Maio de 2012
O Deputado do PCP Açores,
AnÃbal Pires