O PCP Açores apresentou ontem um requerimento ao Governo Regional, questionando a opção da Administração dos Portos de Santa Maria e São Miguel de não ter nenhum piloto da barra em permanência na ilha de Santa Maria, deslocando-o de São Miguel quando necessário.
Ver o requerimento apresentado
Esta situação causa frequentes atrasos nas manobras de acostagem, que foram recentemente agravados por cancelamentos de viagens aéreas, que atrasaram ainda mais as operações portuárias, com prejuízos quer para o operador quer para os utentes do serviço de transporte marítimo de carga.
Para o PCP Açores não é aceitável que seja a própria administração a dificultar o trânsito de mercadorias, essencial para a ilha.
O PCP Açores está ainda preocupado com as infra-estruturas do porto comercial, nomeadamente com a inexistência de um espaço adequado à concentração de gado vivo para exportação, uma situação que considera inexplicável, dada a importância que esta actividade económica assume em Santa Maria.
“A questão dos transportes – e também os de carga – é demasiado importante para o desenvolvimento da Região para ser tratada desta forma. Exigimos uma resposta rápida por parte do governo, a quem compete solucionar esta situação”, declarou Aníbal Pires, deputado do PCP.