No balanço da visita oficial do deputado do PCP Açores, Aníbal Pires, à ilha de Santa Maria, sobressai como um dos problemas mais evidentes colocados pelos marienses o falhanço das políticas de coesão. Sendo o desenvolvimento harmonioso do arquipélago porventura o primeiro desígnio autonómico, é difícil perceber que continuem a faltar algumas questões essenciais como são políticas activas de emprego, captação e fixação das populações, bem como que continuem a verificar-se os constrangimentos conhecidos em termos de transportes aéreos e marítimos.
Ouvir a declaração de imprensa
Comprova-se, aliás a inadequação da acção da empresa Ilhas de Valor, que se substitui ao que devem ser as competências dos poderes públicos na promoção da coesão nos Açores.
Nesta visita o PCP Açores iniciou uma série de reuniões com associações juvenis do arquipélago para dar a conhecer e recolher contributos para uma iniciativa parlamentar que visa reformular o programa de estágios profissionais “Estagiar”, realizando um primeiro contacto com a Associação de Jovens da Ilha de Santa Maria.
Da visita às freguesias rurais ressaltam, por um lado, o enorme potencial da ilha, nomeadamente em termos da excelência dos seus produtos agrícolas, frutícolas e hortícolas e, por outro, todo o esforço que ainda está por fazer em termos da sua divulgação e comercialização. Continuam, também os constrangimentos relacionados com a falta de água. Este é um problema que tem de merecer uma abordagem global e que não pode ser desculpado apenas com o ano atípico que vivemos em termos de pluviosidade.
Foram também visitadas as obras no porto de Santa Maria, que são positivas na medida em que se propõem corrigir alguns erros técnicos cometidos no passado. Esperemos que esta intervenção consiga dotar a ilha de Santa Maria das instalações portuárias que necessita para o seu desenvolvimento.
Em relação a Vila do Porto, é urgente que se encete um processo integrado de requalificação urbana e protecção de valores históricos e patrimoniais do seu edificado.
Para o desenvolvimento urbano de Vila do Porto é importante que os terrenos da ANA que já não se encontram afectos à actividade aeroportuária possam reverter para a região, possibilitando a necessária expansão da vila. A Representação Parlamentar do PCP Açores irá questionar o Governo Regional, no sentido de ser feita pressão junto das autoridades da República para que este problema possa ser desbloqueado.