Apesar de há muito o Governo da República e o Governo Regional terem capitulado perante os interesses norte-americanos, o PCP sempre se manifestou contra o fim do inquérito salarial, pois este dita também o fim de uma justa retribuição aos trabalhadores portugueses da Base das Lajes, e a sua substituição por um sistema que impõe a estes trabalhadores um aumento salarial sempre nivelado por baixo, como várias vezes foi denunciado pelos trabalhadores, e pelos seus representantes.
Hoje, na Assembleia da República, o PSD demonstra que, nas matérias centrais, se coloca, mais uma vez, ao lado do PS, e contra os trabalhadores. A abstenção do PSD e do CDS, permite que se leve por diante uma regulamentação que impõe aos trabalhadores da Base das Lajes um regime à parte da lei e da justiça portuguesas.
Com este acordo, os trabalhadores vêem-se mais desprotegidos e prejudicados pois, apesar de aquela ser uma base militar, os trabalhadores portugueses são civis e, como tal, não podem abdicar de defender os seus direitos.
O PCP não deixará de ser coerente com a defesa dos interesses dos trabalhadores da Base das Lajes, vota contra este acordo e continuará a solidarizar-se com os trabalhadores da Base, e com a sua justa luta.
A DORAA do PCP