O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha Terceira e contactou a população terceirense. Esta iniciativa contou também com a presença de Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores. O candidato António Salgado Almeida percorreu as ruas do concelho de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória contactando diretamente com os terceirenses e dando a conhecer as propostas da CDU para estas eleições. Foram muitos os assuntos debatidos e as preocupações das pessoas foram ouvidas atentamente.
O 1º candidato, António Salgado Almeida, reforçou algumas ideias importantes e que correspondem também às questões colocadas ao longo da visita.
Os problemas mais abordados nos contactos com a população da Terceira foram as questões da mobilidade, saúde, direitos laborais e ambientais. A população focou a necessidade de conclusão da descontaminação dos solos. A CDU defende a urgente descontaminação dos solos e aquíferos da Ilha Terceira.
Temos assistido a uma atitude idêntica na questão relacionada com a contaminação dos solos e aquíferos provocada pela presença militar dos EUA. Na resolução deste grave passivo ambiental, mais uma vez o Governo português assume uma posição de subserviência face aos Estados Unidos. A CDU reitera a sua preocupação com o andamento dos trabalhos do processo de descontaminação dos solos e aquíferos da Ilha Terceira. É necessário conhecer com rigor a real dimensão da contaminação porque até ao momento não há dados concretos sobre isso. É igualmente necessário que o Governo português acompanhe no terreno todo o processo e o que está a ser feito.
A CDU defende direitos laborais justos. Sobre a situação dos trabalhadores portugueses na Base das Lajes persistem um conjunto de preocupações que exigem a intervenção firme e determinada do Governo Português na defesa dos seus direitos laborais. Defendemos que se aplique a estes trabalhadores a legislação nacional mais vantajosa no que diz respeito à Saúde e Segurança no Trabalho, Parentalidade, Estatuto do Trabalhador-Estudante, Lei Eleitoral e Prevenção ao Combate do Assédio no Trabalho. Reafirmamos a necessidade de renegociação do Acordo Laboral dos trabalhadores da Base das Lajes e de uma postura de maior exigência do Estado Português em relação aos Estados Unidos da América. Foi a postura de capitulação subserviente e sistemática do interesse nacional, por parte dos sucessivos governos da república, que permitiu que se chegasse à situação desastrosa que atingiu os trabalhadores da Base das Lajes, bem como toda a Ilha Terceira.
Na CDU somos todos primeiros, somos todos candidatos. Estamos nesta lista como poderiam estar muitos outros açorianos e açorianas que lutam pela justiça social. Assumimos esta condição com a disponibilidade e a determinação de quem luta por ideais, de quem luta e vive por um Mundo melhor e mais justo. Não procuramos o poder pelo poder, o protagonismo, o carreirismo político ou arranjos de vida. Ao elegerem um deputado da CDU, terão um deputado que saberá levar à Assembleia da República os problemas e as aspirações da Região.
Em 6 de outubro, é possível continuar esse caminho, com o reforço da CDU. Em 6 de outubro, o que fará a diferença na defesa dos Açores será o reforço da CDU. Seja essa a vontade dos açorianos e os Açores terão um deputado competente como nunca tiveram!