O PCP manifesta profundo e sentido pesar pelo falecimento do general
Vasco Gonçalves, militar de Abril e primeiro-ministro de vários
governos provisórios. O Secretário-geral e o Secretariado do PCP
prestam a sua sentida homenagem a esta figura maior da história do
nosso País que ficará na memória e no coração dos trabalhadores e do
povo português.
Telegrama de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP
À Família do General Vasco Gonçalves:
O Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, ausente na República Popular da China, manifesta o seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento do General Vasco Gonçalves, figura maior da Revolução de Abril e cuja memória ficará para sempre nos corações dos trabalhadores e do povo português.
Nota do Secretariado do Comité Central do PCP
Foi com profundo e sentido pesar que o Secretariado do Comité Central do PCP tomou conhecimento da morte do General Vasco Gonçalves.
O nome, a figura e a acção do General Vasco Gonçalves estão ligados a um período marcante da história do nosso País: o 25 de Abril e o processo revolucionário que lhe sucedeu – um processo que se traduziu em importantes e significativos avanços económicos, políticos, sociais, culturais, civilizacionais, um processo no decorrer do qual se iniciou a construção de uma democracia avançada tendo como referência primeira os interesses dos trabalhadores, do povo e do País.
Enquanto militar de Abril e enquanto primeiro-ministro de vários governos provisórios, o General Vasco Gonçalves foi o fiel intérprete dos ideais de liberdade, de justiça social, de solidariedade, de fraternidade – dos ideais de Abril.
O Secretariado do CC do PCP presta a sua sentida homenagem a esta figura maior da história do nosso País que ficará na memória e no coração dos trabalhadores e do povo português.