João Paulo Corvelo, Deputado do PCP, questionou hoje o Governo Regional, através de um Requerimento, sobre a continuação das dificuldades de escoamento do Queijo de São Jorge.
Para o PCP a lógica liberal que rege a comercialização deste produto, assente no poder de mercado das grandes superfícies e na sua ânsia de lucros a todo o custo, têm ditado a sua desvalorização para os produtores e, mesmo colocado problemas sérios ao seu escoamento, criando dificuldades agravadas às Cooperativas da ilha de São Jorge e efeitos extremamente negativos na economia da ilha. Assim, o apoio à economia regional e a valorização dos produtos regionais tem de passar forçosamente por uma intervenção decidida e eficaz dos poderes públicos perante os estrangulamentos e dificuldades que são impostos às produções da Região.
Deste modo o PCP quer saber que medidas tomou o Governo Regional para resolver este problema no imediato, qual é a estratégia para garantir no futuro o escoamento rápido e a devida valorização deste produto e que medidas vai o Governo tomar para permitir o acesso do Queijo de São Jorge a novos mercados.
Requerimento
O Queijo de São Jorge tornou-se um produto regional altamente valorizado, pelas suas características únicas e específicas, bem como pelos altos padrões de qualidade atingidos pelos seus produtores.
Este produto tornou-se uma base essencial da economia Jorgense e um importante contributo para a economia açoriana no seu conjunto, criando uma fileira que, passando pela pecuária e pela transformação e actividades conexas, é de extrema importância para o emprego e para a criação de riqueza na ilha de São Jorge.
No entanto, a lógica liberal que rege a comercialização deste produto, assente no poder de mercado das grandes superfícies e na sua ânsia de lucros a todo o custo, têm ditado a sua desvalorização para os produtores e, mesmo colocado problemas sérios ao seu escoamento, criando dificuldades agravadas às Cooperativas da ilha de São Jorge e efeitos extremamente negativos na economia da ilha.
Assim, verificam-se, há largos meses, grandes dificuldades no escoamento do Queijo de São Jorge, que causaram inclusive dificuldades de armazenamento, fruto da ausência de uma estratégia de comercialização eficaz e de falta de possibilidades de penetração em novos mercados, onde seja possível obter o valor que este produto merece.
Esta situação arrasta-se, com vastos prejuízos para os agricultores e para a economia jorgense no seu conjunto, sem que sejam conhecidas medidas concretas, com efeito no curto prazo, tomadas pelo Governo Regional.
Para o PCP, o apoio à economia regional e a valorização dos produtos regionais tem de passar forçosamente por uma intervenção decidida e eficaz dos poderes públicos perante os estrangulamentos e dificuldades que são impostos às produções da Região.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita com urgência ao Governo Regional as seguintes informações:
Que medidas concretas tomou o Governo Regional para encontrar soluções para o escoamento do Queijo de São Jorge, no imediato?
Que medidas pretende o Governo Regional implementar para garantir no futuro o escoamento rápido e a devida valorização deste produto?
Que medidas está o Governo Regional a desenvolver para promover o acesso do Queijo de São Jorge a novos mercados?
28 de Março de 2017
O Deputado do PCP Açores
(João Paulo Corvelo)