“Já era do conhecimento público a enorme dificuldade em conseguir reserva aérea para viajar de e para a ilha das Flores (…). O problema de maior gravidade tem ocorrido com pessoas que necessitam de sair da ilha das Flores para a realização de exames e consultas médicas de especialidade com algum carácter de urgência (…) tendo vindo a ser reacomodados em voos ao final da tarde e assim perdendo as suas marcações médicas agendadas com grande antecedência.”
Já era do conhecimento público a enorme dificuldade em conseguir reserva aérea para viajar de e para a ilha das Flores, situação recentemente denunciada pelo deputado João Paulo Corvelo. Mas esta situação agravou-se ainda mais nos últimos dias com vários fatores a obrigar ao cancelamento de diversos voos de ligação com esta ilha.
Acontece que os passageiros desses voos cancelados para as Flores têm vindo a ser reacomodados pela SATA em voos agendados para o dia seguinte mas em horários bastante tardios, o que adicionado aos “habituais” atrasos operacionais da SATA tem levado a outros cancelamentos de voos para as Flores devido à impossibilidade de aterragem noturna por inexistência da certificação da iluminação da pista do Aeroporto das Flores.
O problema de maior gravidade tem ocorrido com pessoas que necessitam de sair da ilha das Flores para a realização de exames e consultas médicas de especialidade com algum carácter de urgência. Parece de absoluto bom senso que essas pessoas fossem reacomodadas em voos matinais, o que não tem ocorrido, tendo vindo a ser reacomodados em voos ao final da tarde e assim perdendo as suas marcações médicas agendadas com grande antecedência.
Assim, o deputado do PCP eleito pela ilha das Flores vem protestar de forma veemente pelo facto de os passageiros – e muito em especial os doentes - cancelados em voos de ligação com as Flores nos últimos dias estarem a ser reacomodados em voos de horário tardio, o que tem impossibilitado alguns doentes de se deslocar até às ilhas com Hospital para a realização de exames e consultas com alguma urgência.
3 de Agosto de 2017
O Deputado do PCP Açores