CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Opinião
  3. Declarações do Presidente da República
12 julho 2011

Declarações do Presidente da República

  • Imprimir
  • Email
Twitter
José Decq MotaO Presidente da Republica prometeu um 2º mandato interventivo e está a cumprir!
O Presidente teve a ver com a queda do governo de Sócrates; deu ambas as mãos à intervenção externa; teve a ver com a composição do governo actual; tem-se multiplicado em declarações, que constituem verdadeiras orientações aos governantes executivos. Temos, sem dúvida, um Presidente interventivo, mas com um tipo de intervenção muito má e que cada vez se vai tornando pior.
Ouvimos o Presidente, que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição, pôr em causa o princípio da universalidade e da natureza tendencialmente gratuita do Serviço Nacional de Saúde; ouvimos o Presidente, fazendo coro com os mais destacados dirigentes europeus, criticar a avaliação que a agência de notação Modys fez da dívida pública portuguesa, mas não o ouvimos defender uma política financeira europeia que combata e elimine a especulação que essas agências orientam e potenciam.
Temos um Presidente que é professor de economia, mas que adoptou como seu o “ideário” neoliberal e que, cada vez mais, não hesita em usar as funções presidenciais para ajudar a impor no nosso País um sistema económico, social e político que se afasta radicalmente da Constituição que nasceu do 25 de Abril.
Cada dia que passa vai-nos trazendo declarações presidenciais reveladoras da vontade de não deixar pedra sobre pedra no nosso edifício político-constitucional. É certo que o Presidente vai deixando, aqui e além, cair palavras “piedosas” lembrando “os mais desfavorecidos”, mas também é absolutamente certo que o Presidente sabe muito bem que “as soluções” que vem preconizando acentuam estruturalmente as injustiças e motivam, directamente, o agravamento da situação social.
É preciso não deixar que o poder subverta este País!
José Decq Mota
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

Avanços no direito à mobilidade tiveram a oposição do Governo Regional 04 fevereiro 2026
Os serviços públicos de televisão e de rádio nas Regiões Autónomas têm um papel insubstituível para garantir a pluralidade e a diversidade da informação, a defesa e divulgação dos aspetos, sociais, económicos e culturais particulares das Regiões e na valo 03 fevereiro 2026
O Governo da República do PSD e CDS-PP opta por dificultar a vida aos açorianos. 05 janeiro 2026
Governo Regional falhou ao não pressionar atempadamente o Governo da República para evitar incumprimento nas IPSS 16 dezembro 2025
Um Plano e Orçamento que não responde ao que é essencial para os açorianos e conta com o apoio de Chega e passividade de PS 04 dezembro 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU