Ontem, dia 5 de Outubro, o PCP Açores inaugurou no Centro de Exposições da cidade da Horta, nas antigas instalações do Banco de Portugal, uma exposição com o título “A Revolução Republicana de 1910 na história da luta do Povo Português”.
Na inauguração interveio o Coordenador Regional do PCP Açores, Aníbal Pires, que assinalou o facto de esta ser uma exposição que, para além de intenção pedagógica, transporta a visão e os valores próprios do PCP na sua análise da realidade histórica. “Não temos da República uma visão triunfalista e asséptica. Pelo contrário, sabemos apontar-lhe os seus limites e insuficiências, sem que com isso diminuamos o seu extraordinário papel na longa da luta do Povo Português pela Liberdade.”, afirmou o líder comunista.
Usou também da palavra o dirigente do PCP José Decq Mota, que referiu a importância simbólica acrescida daquele acto, ao decorrer na cidade em que nasceu o primeiro Presidente da República e defendeu que a recuperação da Casa Manuel de Arriaga e a sua transformação num centro museológico e de estudos sobre a República, causa pela qual o PCP de há muito se bate, devem decorrer com celeridade e sem mais demoras.
A exposição estará patente na cidade da Horta até dia 15 de Outubro, todos os dias das 15h às 19h.
5 de Outubro de 2010
PCP Açores - Gab. Imprensa