"É absolutamente necessário que a política portuguesa em relação aos
imigrantes seja construída com a plena consciência da nossa história
recente de país gerador de grandes contingentes de emigrantes".
A afirmação precedente é de Aníbal Pires, 1º candidato da CDU pelos Açores, no final de uma visita feita hoje à Direcção Regional das Comunidades, na Horta.
A delegação da CDU encabeçada por Aníbal Pires reuniu com um conjunto de técnicos da DRC com os quais foram analisadas as novas competências orgânicas daquela DR em relação aos imigrantes.
A delegação da CDU considerou que as competências dos Órgãos de Soberania em relação à imigração têm sido desenvolvidas de forma muito deficiente, exigindo uma nova orientação, tendo também considerado que, ao nível regional, é importante que seja a Direcção Regional das Comunidades a ocupar-se desta questão.
Em declarações prestadas no final, Aníbal Pires, afirmou que "a questão da política de imigração ultrapassa em muito as competências regionais, mas é importante que os apoios que os serviços regionais prestam sejam bem realizados".
Aníbal Pires acrescentou que há muitos aspectos da legislação sobre a imigração e a aquisição da nacionalidade "que têm de ser alterados no sentido de facilitarem uma boa integração dos imigrantes e a CDU não deixará de fazer as propostas adequadas".
Considerando a reunião como muito positiva, Aníbal Pires sustentou, ainda, ser importante um reforço do diálogo entre a Administração Pública e as Associações de Imigrantes.