Os candidatos da CDU pelos Açores, Aníbal Pires e Luís Decq Mota,
acompanhados pelo Mandatário Regional, José Decq Mota e pelo Membro da
Comissão CDU Faial, Jorge Diniz, visitaram hoje, na Horta, o DOP da UA
onde foram recebidos pelo Professor João Gonçalves, em representação do
Director ausente da ilha.
Realizou-se uma longa reunião de informação sobre as actividades do DOP e uma detalhada visita às precárias instalações onde aquele departamento funciona.
Em declarações prestadas no final aos OCS, Aníbal Pires sublinhou a importância do trabalho, de excelência, realizado no DOP e sublinhou a grande exigência que há em iniciar-se a obra de construção das novas instalações.
Aníbal Pires, sublinhou, ainda, ser muito urgente criarem-se um maior número de lugares de investigadores do quadro, pondo termo à precaridade de trabalho que é imposta aos cientistas no nosso país.
A este respeito Aníbal Pires disse que "é pura hipocrisia dizer-se que se aposta na ciência quando um departamento de investigação como o DOP em que de 100 trabalhadores, apenas 30 são do quadro. A maior parte dos investigadores depende dos programas concretos serem ou não financiados para poderem auferir ordenado.".
Aníbal Pires, a concluir as suas declarações, afirmou que" a CDU se vai empenhar, responsavelmente, no sentido de resolver essa situação de precaridade no trabalho científico".