CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Regional
  4. Propostas de revisão da lei orgânica da ALRAA empobrecem democracia regional

Temas

22 janeiro 2009

Propostas de revisão da lei orgânica da ALRAA empobrecem democracia regional

  • Imprimir
  • Email
Twitter
ALRAAA Representação Parlamentar do PCP/Açores manifestou-se contra as propostas apresentadas de revisão da lei orgânica da ALRAA, por limitarem o trabalho desenvolvido pelos deputados.
Ao mesmo tempo, afirmou-se disponível para participar adaptar a lei orgânica ao novo Estatuto Político-Administrativo regional.
 
A Representação Parlamentar do PCP/Açores manifestou ontem, dia 21 de Janeiro, na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho o seu empenhamento num processo de revisão da Orgânica dos Serviços da Assembleia Regional e do seu Regimento que seja consensualmente construído e que vise, para além de racionalizar recursos, adaptar o Parlamento aos novos desafios da consolidação da Autonomia, resultantes da entrada em vigor do novo Estatuto Político-Administrativo.
 
Nesse sentido, iremos apresentar uma proposta para a criação de uma Comissão Eventual para a Reforma do Parlamento que proponha não só uma nova orgânica dos serviços da Assembleia, como também apresente uma proposta consensual para a revisão do Regimento.

As propostas agora apresentadas pelo PS, PPM e BE revelam uma visão estreita e redutora das tarefas e do papel do Parlamento Regional e, se aprovadas, resultarão, inevitavelmente, num empobrecimento objectivo da vida democrática do Parlamento Regional e na menorização do seu papel, o que consideramos inaceitável.

De facto, tanto estas novas competências como os resultados da última Eleição Legislativa Regional – especialmente o preocupante sinal dado pela maciço abstencionismo sobre a necessidade de reforçar a ligação do Parlamento à vida e às preocupações dos açorianos – aconselhariam a que se desenhassem alterações de fundo na democracia açoriana e naturalmente no seu Parlamento, mas de forma reflectida, ponderada e consensual e não apenas com objectivos orçamentais de curto prazo.

A preocupação com a redução da despesa com o funcionamento da Assembleia Legislativa Regional, invocada nos preâmbulos dos projectos em apreciação, não pode ser feita à custa dos meios que de há muito são consensualmente considerados como indispensáveis para a capacidade de intervenção política, análise e estudo das matérias e da essencial ligação aos cidadãos por parte dos Deputados.
Não é demais sublinhar que as novas competências na área legislativa obrigam, mais do que antes, a que os partidos disponham de meios de trabalho adequados.

A Representação Parlamentar do PCP / Açores não pode, por isso, subscrever nenhuma das propostas em discussão, já que todas laboram no erro de propor uma reforma parcelar e apressada, ao arrepio da serenidade necessária para a construção de boas soluções legislativas.
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU