Em conferência de imprensa, o deputado regional do PCP, Aníbal Pires, divulgou publicamente o apelo dirigido a todos os deputados regionais, para que não permitam a legalização da sorte de varas.
Ouvir a declaração de Aníbal Pires
Ler o apelo feito aos deputados regionais
Texto da Conferência de Imprensa
No momento em que a Assembleia Legislativa Regional se prepara para votar a legalização da sorte de varas nos Açores, a Representação Parlamentar do PCP decidiu fazer um apelo pessoal a todos os deputados, no sentido de não permitirem a introdução de uma prática estranha aos nossos valores, costumes e tradições.
Tendo em conta a postura dos diversos grupos parlamentares que, dando liberdade de voto aos seus deputados, transferiram a questão também para o campo das concepções particulares, considerámos oportuno fazer este apelo à consciência individual de cada um dos deputados.
Relembramos que no espírito dos açorianos, os animais, de que sempre dependeram e tiraram o seu sustento, têm uma dignidade própria e que o povo das ilhas sempre rejeitou todos os actos de crueldade gratuita para com eles.
Também, no momento em que vamos pela primeira vez utilizar as novas competências legislativas que o Estatuto Político-Administrativo nos atribuiu, importava sabermos valorizar a Autonomia e abordarmos os verdadeiros problemas do povo açoriano. Em vez disso, preparamo-nos para transmitir uma imagem muito negativa do nosso arquipélago e fornecer argumentos ao centralismo, que sempre se opôs à nossa Autonomia.
Por fim, perante a natureza e importância da questão, importa que saibamos atravessar a estreiteza das nossas fronteiras partidárias e unirmo-nos na rejeição do que é contrário aos valores e concepções do nosso povo, afirmando o valor da cultura e tradições açorianas.
Ao apelo anexámos um dos contos do livro de Miguel Torga, “Os Bichos”, também como forma de convidarmos os deputados a uma reflexão ponderada e sincera sobre este assunto.
O Deputado Regional do PCP