Rui Teixeira, primeiro candidato da CDU à Câmara de Ponta Delgada, participou ontem na iniciativa promovida pela candidatura de cidadãos eleitores “Santa Clara Vida Nova” sobre os terrenos da SINAGA. Para a CDU, a opinião da população da Freguesia e da sua Junta são fundamentais na decisão sobre o destino a dar a este espaço. A CDU recusa determinantemente que estes espaços possam ser alvo de negócios que em nada servem o concelho, favorecendo a especulação imobiliária.
Trata-se de um património inestimável para a freguesia e para o concelho, parte fundamental da nossa memória coletiva pelo papel que desempenhou no desenvolvimento social e económico de Ponta Delgada. Acresce que a sua localização privilegiada a torna particularmente vulnerável aos apetites privados, cujo único objetivo é o enriquecimento à custa do bem estar da população.
Para a candidatura da CDU, os terrenos da SINAGA devem participar na preservação da nossa identidade. Não é possível ignorar que foi na freguesia de Santa Clara que nasceu a cidade. Estes aspetos merecem ser acarinhados, pelo que defendemos a construção de um núcleo museológico. Devem ainda ser garantidos outros fins que beneficiem a população, naquelas que são as suas maiores necessidades, nomeadamente habitação a custos acessíveis – sendo este fator essencial para contribuir para uma nova e melhor vida à cidade – e para espaços de lazer, entre outros potenciais fins que sirvam a população do concelho.
A CDU alerta para as movimentações que há muito se fazem sentir, cujas intenções são assegurar negócios que nada interessam à população de Santa Clara e à cidade de Ponta Delgada. Para a CDU, este não pode ser mais um negócio feito em gabinetes fechados, nas costas e longe das populações! O voto na CDU contribuirá sempre para estas exigências.