Daniela Jacobs, primeira candidata da CDU pela ilha do Pico, bem como outros candidatos e ativistas da CDU, estiveram hoje numa ação de contacto com produtores, visitando também os espaços em que estes circulam na ilha do Pico para laborar.
Nestes contatos foram levantados diversos problemas, com foco na diminuição dos apoios e nas injustiças que se verificam na sua atribuição. Outro dos assuntos tratados foi a questão do fornecimento de água à ilha do Pico, considerando que esta é uma das queixas constantes dos agricultores da ilha. Para além disso, como era de prever, os acessos/caminhos agrícolas continuam a estar num estado lastimável por diversos motivos: falta de mão-de-obra e de financiamento, que bem traduzem a desconsideração a que estes produtores estão sujeitos.
A existência de uma rede de caminhos florestais em bom estado de conservação é de extrema importância para permitir um acesso cómodo e seguro às explorações agrícolas e aos locais de interesse turístico.
A situação atual representa um perigo para a circulação, provoca danos nas viaturas e prejuízos aos agricultores, aos habitantes e aos turistas que são obrigados a utilizar estes caminhos cada vez mais degradados. Os visitantes, que em geral utilizam carros alugados, optam muitas vezes por não arriscar e são assim forçados a renunciar às visitas programadas a vários locais de interesse.
A manutenção destes caminhos é uma responsabilidade das entidades públicas, que devem assegurar todas as condições a quem por eles circula. Impõe-se uma urgente
intervenção para a reabilitação dos caminhos e acessos agrícolas, de grande importância para os picoenses.
A CDU defende para o sector agrícola do Pico:
•Investimento nos acessos agrícolas, melhorando as suas condições e, de consequência, a vida dos agricultores;
•Criação de apoios à atividade agrícola adequados a cada parcela da região, considerando que a produção das ilhas é diferenciada;
•É necessário e urgente que o barco que efetua o escoamento tanto da carne como dos animais vivos esteja programado para quinta-feira ou sexta-feira;
•O preço da ração na ilha do Pico é inflacionado em relação a São Miguel ou à Terceira, devido ao transporte. Se todos os produtores são iguais, esta diferença deve ser colmatada por ação governativa ou diminuída.