CAMARADAS E AMIGOS
Em nome da Organização da Ilha do Faial do PCP, começo por saudar todos os delegados e convidados presentes neste XI Congresso Regional.
Pretendo, com esta pequena intervenção, falar um pouco do trabalho do nosso Partido na ilha do Faial, do trabalho desenvolvido desde o último congresso até ao presente.
Nos últimos 6 anos, o nosso partido no Faial teve um grande reforço em termos de militância, com a entrada de 7 novos militantes para a organização. Destes, 6 nos últimos 2 anos. A grande maioria são jovens, com vontade e interesse de intervir no nosso coletivo e em nome dele. E cá estão para isso.
No que respeita ao órgão máximo da nossa organização – a comissão de ilha – esta sofreu uma recomposição, fruto de algumas saídas e cooptações, de forma a manter ativo e interventivo este importante organismo. Dele, foi criada uma nova comissão executiva, com 5 elementos, e um novo coordenador.
A comissão de ilha procura reunir mensalmente e acompanhar os problemas da ilha. Estamos atualmente em fase de distribuição de mais tarefas e responsabilidades entre os camaradas. Procuramos promover o debate interno, de questões locais, regionais e nacionais e acompanhar de perto o trabalho dos nossos eleitos.
O nosso objetivo é estar perto das pessoas, ouvindo os seus problemas e atuando sobre eles, quer em termos de denúncias, quer em termos institucionais, nos órgãos locais.
Exemplo disso foi a nossa intervenção muito ativa na questão das refeições escolares nas escolinhas da ilha, na denúncia da lixeira existente em Pedro Miguel ou de problemas com os caminhos da nossa ilha.
Entrei como funcionária do Partido em 2019, para a organização da ilha do Faial, e uma das principais tarefas que tive inicialmente teve a ver com a mudança de instalações. Mudámos o nosso Centro de trabalho para outro local, propriedade do Partido, em resultado de uma permuta. Esta situação vem dar outro conforto, quer em termos de instalações, quer em termos financeiros.
Do trabalho do dia a dia no nosso centro de trabalho constam o funcionamento de um bar, em permanência, que acaba por servir de pretexto para visitas e importantes conversas, a venda da imprensa do partido, que é feita de forma regular, a venda de rifas em diversas ocasiões para angariação de fundos, entre outras atividades. Também organizámos torneios de sueca, convívio de natal e, mais recentemente, o almoço comemorativo do 25 de abril.
Desde 2020 temos na organização do Faial o boletim intervir, de carácter trimestral, que pretende ser um veículo de aproximação às pessoas. Além de se assinalar dele as atividades realizadas, também levantamos questões que são importantes para a vida coletiva do nosso Concelho.
A Parte deste boletim, são feitas distribuições regulares de outros documentos, quer regionais, quer nacionais.
A Organização da ilha do Faial celebra anualmente um conjunto de datas importantes, e que não posso deixar de assinalar: o aniversário do nosso partido e o 25 de abril. Permitam-me que, sobre estas, mencione dois dias em especial: 0 6 de março de 2021 – com o centenário do nosso Partido, e o 25 de abril de 2021. Duas datas assinaladas em plena pandemia, e em duas grandes praças da nossa cidade, que se vestiram a rigor para receber estes importantes eventos, e que nos encheram de orgulho, pelo que representavam, e pelas circunstâncias em que se realizaram.
A organização da ilha do Faial do nosso Partido não seria o que é sem a excelente relação que procuramos ter com os amigos e ativistas da CDU. Após as eleições autárquicas de 2017, criámos um grupo de trabalho da CDU para acompanhar os eleitos e ajudar no seu trabalho. Esse grupo, que é dinâmico, tem-se mantido sempre perto da nossa organização e é indissociável dela, em momentos que envolvem eleições e fora deles.
No âmbito do Trabalho da CDU participámos ativamente em todas as campanhas eleitorais que decorreram desde o último congresso, tendo reforçado a nossa votação em algumas delas, nomeadamente as Eleições regionais e as Eleições autárquicas, para a Câmara Municipal.
Atualmente, contamos com dois eleitos nos órgãos locais: O André Goulart, como deputado na Assembleia Municipal, e o José Liduino Ceu, como eleito na freguesia de Pedro Miguel. Nestas eleições autárquicas de 2021, reforçámos a votação em algumas freguesias, tendo descido noutras, e não conseguimos manter a representação na assembleia de freguesia da Matriz.
Reforço, mais uma vez, o trabalho incansável dos ativistas e amigos da CDU, sem o qual não teria sido possível desenvolver este trabalho, quer em termos de criação de listas e preparação, quer em termos de campanhas eleitorais.
Após as eleições, estes camaradas continuam a dar contributos muito ativos para o trabalho dos nossos eleitos.
Procuramos ter uma comunicação ativa. Para além do boletim intervir, que já mencionei, e que já conta com 5 edições, os nossos acompanhamentos dos problemas da ilha levam-nos a tomar posições públicas sobre temas, que se traduzem em notas para a imprensa e uma presença ativa nas redes sociais. A este propósito, podemos dizer que as nossas campanhas tiveram um impulso muito positivo com o trabalho feito em termos de comunicação, que procuramos dar continuidade no dia-a-dia.
No que diz respeito à propaganda, a colocação de cartazes é regular em toda a Ilha, com maior incidência na cidade, mantendo assim a imagem do partido na rua.
Temos atualmente 66 militantes na ilha do Faial, mas pagam quotas cerca de 20. Todos são contatados, mas por um motivo ou outro vão evitando pagar.
Com a quotização, conseguimos assegurar todas as despesas do CT e da carrinha do Partido.
A organização do Faial tem assim as suas contas equilibradas, na base da recolha de quotas, contribuição dos eleitos e a dinamização do bar do centro de trabalho, bem como as iniciativas já mencionadas.
Para o futuro, é nosso objetivo mobilizar mais camaradas, reforçar os organismos com a distribuição de mais tarefas, continua a reunir com regularidade, trabalhar com confiança e determinação sempre perto das populações e sempre atentos aos problemas da nossa ilha. Procuraremos também fomentar iniciativas que promovam o debate interno, quer sobre questões ideológicas, quer sobre problemas concretos. Este trabalho é considerado por nós de extrema importância para os jovens camaradas da nossa organização.
Camaradas, o reforço do partido no Faial é uma tarefa que está sempre presente, muito embora tenhamos de ter consciência das dificuldades e insuficiências do nosso trabalho, fazemos um grande esforço para levar à prática todas as orientações referentes ao crescimento, à estruturação e à acção própria do partido.
Manter e reforçar a luta contra a política de direita do Governo Regional, intervir junto das populações e estar atento aos seus problemas, é o que nos move.
Vamos ao trabalho.
Viva o XI Congresso do PCP Açores
Viva o Partido Comunista Português.
Horta, 7 de maio de 2022
Manuela Flores