João Paulo Corvelo, Deputado do PCP eleito pela ilha das Flores, apresentou hoje um Requerimento questionando o Governo regional sobre a promessa de instalar uma Astronómica e Geodésica na ilha das Flores, no âmbito da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE).
O PCP sublinha as dificuldades de fixação de jovens e a continuada perda de população e envelhecimento da ilha, acentuando a necessidade de criar postos de trabalho qualificados nas Flores, sendo que a instalação deste equipamento contribuiria para minorar esses problemas.
Apesar de prometida desde 2008, e anunciada mais uma vez para 2017, ainda não são conhecidas quaisquer decisões concretas sobre a sua localização e prazos para a sua construção e entrada em funcionamento.
Assim, o Deputado do PCP, quer saber em detalhe os prazos da instalação da Estação Astronómica e Geodésica na ilha das Flores, a sua localização e o número de postos de trabalho directos que o Governo Regional pretende criar neste equipamento.
Requerimento
Os governantes regionais com a tutela da Ciência e Tecnologia desde 2008 têm vindo a prometer a instalação de uma Estação Astronómica e Geodésica na ilha das Flores, no âmbito da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE).
A ilha das Flores sofreu na última década um muito preocupante envelhecimento populacional e também algum agravado despovoamento, devido sobretudo ao facto de os jovens florentinos que prosseguem estudos universitários posteriormente não regressarem à sua ilha por falta de perspetivas de emprego qualificado para as suas habilitações académicas.
Considerando que foi declarado por governantes regionais que as Estações Geodésicas nos Açores iriam ser operadas por cerca de 20 quadros qualificados na área da astronomia, engenheiros eletrotécnicos e ainda operadores e técnicos qualificados.
Torna-se assim muito importante que seja urgentemente realizada a instalação da Estação Astronómica e Geodésica na ilha das Flores para a criação de postos de trabalhos altamente qualificados e o possível regresso de jovens florentinos à sua ilha para a ocupação dessas vagas.
Apesar de ter sido anunciada a sua criação para o ano de 2017, ainda nada se sabe sobre a sua localização nem sobre os prazos para a sua implementação e entrada em funcionamento.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP vem, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicitar ao Governo Regional a seguinte informação:
-
Para que data se prevê a construção da Estação Geodésica na ilha das Flores?
-
Qual o local escolhido para instalação da Estação Geodésica na ilha das Flores?
-
Quantos postos de trabalho diretos se estima venham a ser criados na ilha das Flores com a instalação da Estação Geodésica?
Santa Cruz das Flores, 9 de Dezembro de 2016
O Deputado do PCP Açores
João Paulo Corvelo