A existência de uma boa rede de caminhos florestais em bom estado de conservação é de extrema importância para permitir um acesso cómodo e seguro às explorações agrícolas e a locais de interesse turístico. No entanto verifica-se que a estrada do Cabouco, na ilha do Faial, que faz ligação da Caldeira até à Ribeira Funda encontra-se seriamente degradada, estando o piso em péssimo estado de conservação. Além deste troço, os faialenses continuam a aguardar o arranjo e asfaltagem prometida pelo Governo Regional da Estrada Regional que liga o Largo Jaime Melo para a Ribeira do Cabo. Ou seja, a parte interna da ilha continua desprezada e deteriorada apesar das diversas promessas feitas. Na imagem que se segue vemos sinalizados a verde e vermelho os dois troços referidos:
Esta situação coloca perigo à circulação, bem como provoca danos nas viaturas que por aí circulam, provocando prejuízos aos agricultores, aos habitantes e turistas que são obrigados a utilizar este caminho. A manutenção deste caminho é uma atribuição das entidades públicas, que devem assegurar todas as condições para quem por eles tem de circular. Assim, impõe-se uma urgente intervenção para a reabilitação deste caminho, de grande importância para os faialenses.
Neste sentido, a RPPCP apresentou um requerimento ao Governo Regional com carácter de urgência: https://drive.google.com/open?id=1j-Qg3XZO2jNdteIktbNrMGc6tG2xWY5y