CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Posições Políticas
  4. Faial
  5. Contra o encerramento do Balcão da SATA na Horta

Temas

25 julho 2024

Contra o encerramento do Balcão da SATA na Horta

  • Imprimir
  • Email
Twitter

satafaial 1

A Comissão de Ilha do PCP Faial manifesta a sua profunda discordância com a anunciada decisão da nova administração da SATA de encerrar as suas lojas fora dos Aeroportos da Região, nomeadamente a loja da SATA no Faial. O novo Presidente do Conselho de Administração da SATA, nomeado pelo Governo Regional, mentiu no Parlamento quando disse que as lojas da SATA são arrendadas. Não só não é verdade, pelo menos no caso do Faial e do Pico, como a loja da Horta é de uma importância fulcral para os cidadãos e para o trabalho das instituições. O serviço de deslocação de doentes para exames e consultas é um desses casos e é com extrema preocupação que vemos a possibilidade de estes serviços serem postos em causa pelo encerramento da loja, com graves danos para a população residente no Faial. Da mesma forma, muitos dos utilizadores da loja da SATA não conseguirão utilizar os serviços à distância e serão altamente prejudicados.

O caderno de encargos apresentado à nova administração da SATA pelo Governo Regional é danoso para os faialenses e para o desenvolvimento da nossa ilha e tem como único objetivo facilitar a privatização desta empresa pública.

Para a Comissão de Ilha do PCP Faial, este é mais um passo a caminho da privatização da SATA, em curso, à qual nos opomos frontalmente. As necessidades de deslocação dos faialenses e dos açorianos e o interesse público que representam não podem ficar dependentes apenas das leis do mercado e de meros critérios de lucro e só uma SATA pública e bem gerida permitirá cumprir o nosso direito à mobilidade e o nosso desenvolvimento enquanto ilha e enquanto Região.

Mais um retrocesso é também a realidade anunciada por diversos empresários quanto à escassez de lugares para entrar e sair do Faial durante a época alta. Mais uma situação inaceitável e que se verifica pela falta de planeamento da mesma, com graves prejuízos para as populações e para a nossa economia.

O PCP Faial irá continuar a acompanhar toda esta situação, a denunciar as tentativas de manipulação da circulação dos fluxos de visitantes, há muito feita pela SATA através de uma aviltante e injustificada alteração muito frequente dos preços das passagens, a denunciar as permanentes tentativas de desvalorização das ligações diretas a Lisboa feitas a partir do Aeroportos da Horta, Pico e Stª Maria.

O PCP Faial apela à população desta Ilha e de todas as outras que estão a ser o alvo principal desta política de completa anulação da SATA enquanto instrumento de equilíbrio económico e social e de construção de um desenvolvimento harmónico do conjunto da Região, que se mobilizem no sentido de uma eficaz defesa da SATA enquanto empresa pública que tem por missão contribuir para o desenvolvimento dos Açores.

Horta, 24 de julho de 2024

Comissão de Ilha do PCP Faial

Tags: Faial, PCP, SATA
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU