O Plenário procedeu à análise do trabalho desenvolvido durante a campanha eleitoral, à análise dos resultados eleitorais e à análise da situação política local gerada pelos resultados eleitorais. O Plenário traçou ainda as linhas gerais da actuação política de CDU/Faial no próximo futuro.
2. O Plenário considerou que a campanha eleitoral promovida pela CDU/Faial contribuiu fortemente para o bom resultado verificado e para a mobilização geral do eleitorado. A realização de grandes iniciativas e de um intenso porta a porta deram forma a uma campanha eleitoral criativa, muito esclarecedora e muito mobilizadora. O Plenário da CDU/Faial regista um público e reconhecido agradecimento a todos os que, por qualquer forma, contribuíram para a viabilização e o sucesso das acções de campanha promovidas pela CDU.
3. O Plenário considerou, por outro lado, extremamente importantes e positivos os resultados eleitorais obtidos pela CDU/Faial, uma vez que tais resultados foram determinantes para que se verificasse uma profunda alteração na vida concelhia. A eleição de dois vereadores da CDU e de quatro deputados municipais foi decisiva para que deixasse de existir maioria absoluta na Câmara e na Assembleia. A obtenção, para a Câmara, do melhor resultado absoluto de sempre da CDU, resultou da grande vontade de mudança que perpassa pela nossa sociedade e da credibilidade que a lista e programa da CDU têm. Ao regressar à Câmara com 2 Vereadores, ao reforçar o seu Grupo de Deputados Municipais, ao fazer-se representar em 5 Assembleias de Freguesia e ao participar em 3 Juntas de Freguesia a CDU confirma-se como uma força municipal indispensável para o progresso do Faial.
4. O Plenário, ao analisar a situação resultante das eleições, considerou ser essencial desenvolver-se um processo de diálogo político que tenha como objectivos centrais melhorar e assegurar a estabilidade da gestão do Município. O Plenário considerou que a inexistência de maiorias absolutas na Câmara e na Assembleia Municipal cria condições muito favoráveis à existência de uma gestão dialogada e participada. Considerou também ser essencial que a CDU assuma na nova gestão responsabilidades executivas que possam contribuir para as mudanças que se esperam e que resultam da vontade expressa pelo eleitorado nas urnas. O Plenário considerou ainda ser essencial que a próxima Mesa da Assembleia Municipal seja tripartida, sendo que o Presidente deve ser indicado pelo partido mais votado (PS), o 1º Secretário indicado pelo segundo partido (PSD) e o 2º Secretário pelo terceiro partido (CDU). A realização de um vasto diálogo político, a participação dos vereadores da CDU nas funções executivas e de representação da Câmara e a dinamização política e democrática da Assembleia Municipal são os caminhos a seguir na valorização da acção do Município da Horta.
5. O Plenário, ciente de que se está a viver no Faial um momento de importante evolução política, discutiu um conjunto de medidas que visam assegurar uma permanente, sólida e construtiva intervenção da CDU na sociedade faialense. A criação de Comissões de Acompanhamento do trabalho dos eleitos e de Comissões especializadas; a institucionalização de núcleos de Freguesia; a publicação regular de um boletim da CDU com vocação informativa e de debate de problemas; a criação de um sítio próprio na Net; a realização regular de debates públicos promovidos pela CDU são algumas das medidas decididas e que começaram a ser implementadas desde já. A intervenção da CDU simultaneamente na sociedade e nas autarquias faialenses constituirá uma garantia sólida de que o Faial será melhor defendido e melhor desenvolvido.
Horta, 14 de Outubro de 2005