A Comissão de Ilha do Faial do PCP Açores saúda todas as mulheres na passagem de mais um Dia Internacional da Mulher.
Em pleno século XXI, continua a fazer sentido a existência de um Dia Internacional dedicado à mulher.
A condição feminina, especialmente ao nível do trabalho e emprego, continua a registar ainda hoje, no nosso País, níveis discriminatórios particularmente preocupantes.
As mulheres continuam a ser discriminadas no acesso ao emprego e a receber menos do que os homens, mesmo quando executam o mesmo tipo de trabalho.
A gravidez continua a provocar actos concretos de despedimento ou a ser condicionada por tal ameaça.
Num momento em que a taxa de desemprego aumenta de forma acelerada no nosso País, as mulheres são as mais afectadas por tal situação.
As mulheres continuam ainda a ser as grandes vítimas da violência doméstica e a ter uma reduzida participação na vida colectiva, nomeadamente na actividade política, sindical e cultural e no exercício de cargos políticos e públicos.
Não tendo o PCP Açores uma data marcada para valorizar a condição feminina, não pode deixar de o fazer de uma forma especial no Dia Internacional da Mulher.
O PCP Açores defende intransigentemente o direito das mulheres ao trabalho, em igualdade de oportunidades no acesso, na remuneração, na formação e promoção profissionais.
O PCP Açores exige que sejam tomadas as medidas necessárias à criação das estruturas de apoio às famílias que permitam uma maior libertação das mulheres, para que estas possam ter uma efectiva participação na vida colectiva.
O PCP Açores defende uma política alternativa que proporcione medidas humanizantes, progressistas e mais justas, onde todos os cidadãos, homens e mulheres, possam viver com dignidade.
Horta, 6 de Março de 2006
A Comissão de Ilha do Faial do PCP Açores