
A Comissão de Ilha da CDU ficou constituída pelos seguintes militantes e activistas: Altair Montovani, Carlos Costa, José Ávila, Leonor de Fátima Ribeiro, Manuel Lopes, Maria Isilda Jorge Silva, Maria José Carreiro, Norberto Medeiros, Rita Evangelho.
O Secretariado, coordenado por Elisabete Alves, ficou constituído por Fernanda Serpa, Hélio Goulart e José Ávila.
Participaram no Plenário da CDU do Pico, José Decq Mota do Comité Central e do Conselho Regional do PCP que interveio sobre a situação política. Decq Mota deu, na sua intervenção, especial destaque ao significado negativo das medidas anunciadas pelo Governo Socrates para contenção do défice, denunciando o facto das principais medidas penalizarem de forma forte, injustificada e desnecessária os trabalhadores e o Povo.
Decq Mota congratulou-se também com a vitória do Não em França no referendo ao Tratado Constitucional da União Europeia afirmando “que o Povo Francês derrotou as políticas neoliberais e fez com que o actual projecto de tratado deixe de ter validade jurídica, uma vez que só seria Tratado se fosse validado por todos os membros da União Europeia”.