Dos pontos em análise, a Comissão de Ilha decidiu:
1 – Promover candidaturas CDU às Câmaras e Assembleias Municipais dos Concelhos da Madalena e São Roque e ao maior número de freguesias em toda a ilha. Com estas candidaturas, que serão anunciadas oportunamente, a CDU/Pico visa reforçar a sua ligação à sociedade e ganhar mandatos que possam ajudar a equilibrar e tornar mais eficiente o exercício do poder local na nossa ilha.
2 – Felicitar o Futebol Clube das Madalena que com mérito desportivo, passou a integrar a 2ª Divisão Nacional B da Federação Portuguesa de Futebol. Felicitar igualmente o Vitória Futebol Clube de São Roque que acedeu à 3ª Divisão Nacional – Série Açores da Federação Portuguesa de Futebol. Felicitar ainda o Candelária Sport Clube pela justa promoção à 1ª Divisão Nacional de Hóquei em Patins. Ao mesmo tempo que endereça estas justas saudações, a Comissão de Ilha da CDU chama a atenção para o grande trabalho de promoção da nossa ilha que os clubes desportivos citados e outros têm realizado. A Comissão de Ilha da CDU exige ainda que seja urgentemente revisto o regulamento que obrigou o Futebol Clube da Madalena, já depois de vencer a Série Açores a disputar a subida à 2ª Divisão B com outra equipa dos Açores.
3 – Atribuir o nome de Francisco Matos Bettencourt, destacado militante do PCP já falecido, ao Centro de Trabalho da Ilha do Pico. Francisco Matos Bettencourt, agricultor e músico de grande sensibilidade, marcou fortemente a vida do PCP e da CDU da Ilha do Pico durante muitos anos. A homenagem agora decidida será concretizada com a fixação de uma placa no Centro de Trabalho e a realização de uma sessão pública evocativa em data a fixar posteriormente.
Pico, 28 de Junho de 2005 A Comissão de Ilha da CDU do Pico