O PCP Açores apresentou hoje um Requerimento questionando o Governo sobre as fases e prazos da obra de extensão do cais e remodelação do porto das Velas na ilha de São Jorge, tendo em conta as dificuldades e condicionamentos à actividade portuária.
O Requerimento do PCP lembra que às dificuldades naturais que decorrem da geografia e características da baía das Velas se somaram opções erradas em termos das construções portuárias, como o acesso ao cais rô-rô, porto de pesca e marina, que criaram uma bacia de manobra extremamente apertada e dificuldades agravadas para os utilizadores do principal porto da ilha de São Jorge.
Estas dificuldades foram agravadas pela entrada em operação dos novos ferries da Transmaçor, resultando em demoras e estrangulamentos na operação dos navios de carga na zona comercial do porto.
Assim, reconhece-se a importância e urgência da obra de extensão do cais comercial, prometida há longos anos. No entanto, têm de ser salvaguardadas as condições de operacionalidade do porto das Velas, nas suas várias áreas, durante a obra e os prazos da execução do projecto têm de ser conhecidos publicamente e cumpridos de forma rigorosa, de forma a garantir a normal operação no principal acesso de mercadorias à ilha de São Jorge.
2 de Fevereiro de 2015