Afinal, o SAU faz falta...

sauDando razão à CDU, a vida veio provar, da pior maneira, que, ao encerrar o Serviço de Atendimento Urgente, o Governo Regional prejudicou os micaelenses.

Na ânsia de reduzir custos, o Governo Regional levou, com o encerramento do SAU, a que milhares de cidadãos se vissem sacrificados na sua saúde, por terem perdido largas horas de espera nas urgências do Hospital.

 A abertura do novo serviço UNU (“Urgências Não Urgentes”?) prova duas coisas: que o SAU é necessário, e que o desnorte do Governo Regional, em política de saúde, é cada vez maior. O novo nome foi a forma que o Governo encontrou de recuar, sem dizer que recua... Em política, emendar erros não é reprovável, até porque está em causa a vida das pessoas.

 

Ao contrário do que afirma a responsável da Unidade de Saúde de S. Miguel, os postos do centro de saúde de Ponta Delgada e Lagoa não dão resposta às necessidades dos utentes. A falta de médicos leva a que os utentes que lá se deslocam sejam, frequentemente, obrigados a ir para as urgências hospitalares.

 

É exemplo disso o Posto de Saúde de S. José, onde os médicos de serviço não atendem situações urgentes, com exceção apenas de alguns pacientes sem médico de família. Os utentes dos centros de saúde da cidade de Ponta Delgada conhecem bem demais esta realidade!

A CDU/S. Miguel apela aos micaelenses para se unirem e lutarem pelo direito à saúde!

 

A coordenadora da CDU/S. Miguel

Ponta Delgada, 31 de outubro de 2012