A CDU da Ribeira Grande critica a situação atual da esquadra da PSP de Rabo de Peixe, a funcionar num posto móvel, sem o mínimo de condições para agentes da força de segurança e cidadãos. Na verdade, neste empurrar de culpas entre PS e PSD a que temos assistido, foi revelada a origem do problema: a culpa da situação é do PS e do PSD.
A solução para este problema passa pela construção de uma nova esquadra de raiz, na Freguesia. É preciso não esquecer que esta esquadra serve três freguesias, abrangendo uma grande área geográfica e uma vasta população. Outras soluções que têm sido avançadas, como instalar a esquadra na Santa Casa da Misericórdia, servirão apenas a curto/médio prazo, por não resolverem definitivamente a situação.
Nesse sentido a CDU defende que são necessárias instalações próprias, vocacionadas para o desempenho das funções de uma esquadra com dignidade, tanto para agentes de segurança como para cidadãos. Este problema já se arrasta há vários anos, sendo por isso urgente a sua resolução.
Relativamente ao governo regional do PS, deve ser recordado que este tem ignorado os avisos da CDU, feitos ao longo de vários anos, sobre o perigo de deslizamento de terras, e que em menos de um ano já arrastou casas e as instalações da PSP. A erosão provocada pelo mar na orla marítima do concelho da Ribeira Grande só ainda não causou vitimas mortais por puro acaso. Ainda há um ano o governo regional criticou publicamente a tomada de posição da CDU, que alertou na altura para a necessidade de proceder ao reforço dos pontos mais frágeis, onde se observava claramente perigo de deslizamento de terras. O governo afirmou na altura que nada indicava risco de acidente. Menos de um ano depois, infelizmente, veio-se a provar o erro do governo regional e a razão da CDU.
O PSD, no governo da república, tem maltratado a esquadra de Rabo de Peixe, não lhe dando os meios humanos e materiais necessários para cumprir o seu papel junto da população das freguesias que serve. Por outro lado, desde que ocorreu o acidente que inutilizou a esquadra da PSP, não deu prioridade à resolução imediata deste problema, tendo-se mesmo chegado a falar de retirar a esquadra desta freguesia!
Para a CDU, a solução no imediato passa por dar prioridade à construção de novas instalações e à disponibilização de mais efetivos policiais e equipamentos. Só assim a PSP estará em condições de prestar o apoio que a população das freguesias de Rabo de Peixe, Calhetas e Pico da Pedra precisam e merecem! PS e PSD, governo da república e governo regional, fingem ignorar esta urgência, preferindo empurrar culpas entre si e lançar poeira.
Brevemente o grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República e a representação parlamentar do PCP no Parlamento Regional irão intervir sobre o assunto, levantando a urgência da resolução deste problema.
A organização da CDU da Ribeira Grande