A Comissão Concelhia da Organização do PCP da Ribeira Grande considera que os prejuízos que ocorreram em diversas embarcações de pesca no porto de Rabo de Peixe demonstram as graves insuficiências nesta obra, nomeadamente em termos da sua segurança. É inadmissível que uma obra concluída há menos de um ano e que custou 16 milhões de euros não ofereça as condições mínimas de segurança exigíveis.
Esta situação resultou não das condições meteorológicas adversas, para as quais este equipamento devia estar preparado, mas sim da incapacidade do Governo Regional em escutar a opinião dos pescadores e dos utilizadores do porto e a sua vontade de tornar a obra o mais barata possível, mesmo a custo da segurança dos pescadores e das suas embarcações.
As declarações do secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia demonstram uma profunda falta de respeito pelos pescadores de Rabo de Peixe, em particular pelos que perderam ou viram as suas embarcações danificadas pelo temporal. Considerar que as críticas dos pescadores à falta de segurança do porto não passam de "disparates" é, no mínimo, inaceitável num membro do Governo Regional, quando o que se exigiria seria uma palavra de solidariedade e a reparação dos prejuízos, apoiando os profissionais da pesca, para que rapidamente se reponham o principal meio de subsistência destas famílias.
O PCP exige, desde logo que o Governo Regional assuma a responsabilidade pela reparação dos prejuízos, uma vez que estes sucederam apenas porque os pescadores confiaram na palavra do Governo em relação à segurança do porto.
Ao contrário do que afirma o secretário regional do Mar, a alteração das regras de estacionamento das embarcações dentro do porto, por si só, não basta para resolver os problemas de segurança que se tornaram lamentavelmente claros. É essencial que sejam avaliadas tecnicamente as condições do porto e a necessidade de realização de novas obras, incluindo a possível construção de um novo molhe de proteção e a Representação Parlamentar do PCP Açores irá questionar o Governo Regional sobre esse assunto.
A Comissão Concelhia da organização do PCP da Ribeira Grande
Ribeira Grande, 30 Outubro 2015