A deputada da CDU no Parlamento Europeu visitou mais uma vez os Açores. A visita decorreu entre os dias 19 e 21 de Março, tendo a eurodeputada sido acompanhada por Carlos Ribeiro, candidato da CDU ao Parlamento Europeu, por Aníbal Pires, coordenador do PCP e da CDU/Açores, e por outros dirigentes e activistas da CDU.
Ilda Figueiredo iniciou a sua visita em São Miguel no dia 19 de Março, onde, durante a tarde, contactou com a população no passeio que efectuou pela “baixa” da cidade. Aqui pôde-se inteirar da situação vivida pelos habitantes, o aumento do desemprego, do custo de vida e outros problemas sociais.
Na visão da Eurodeputada, atendendo ao actual momento da crise a aos impactos que a mesma já produz nos Açores, “é necessário que haja um programa comunitário extraordinário de verbas e de meios que tenha em conta as especificidades de uma região ultraperiférica em que a insularidade é multiplicada por nove”. Apelando às pessoas com que se cruzava na baixa de Ponta Delgada para dar mais força à CDU, Ilda Figueiredo lembrava os lucros de empresas como a EDP, a GALP e Banca para dizer “é preciso acabar com as injustiças”.
“Temos de ter mais força na Europa para que os apoios que vêm para Portugal não fiquem só com os banqueiros e grandes grupos económicos” argumentava.
Pelas 20 horas, a deputada encontrou-se com agricultores, cerca de meia centena, na Cooperativa Agrícola “O Bom Pastor”, onde se debateram os principais dos problemas da Agricultura. As quotas leiteiras, nomeadamente o seu fim para 2013/2015, é situação que põe em causa a principal actividade económica da Região e contra a qual os produtores lutam.
Os preços dos factores de produção e os preços pagos aos produtores também mereceram fortes preocupações. Os atrasos na atribuição de subsídios, nomeadamente os do quadro Comunitário de Apoio, os critérios e a burocracia exigidos são causa para muitos dos constrangimentos que se vivem na Lavoura Açoriana.