O Deputado do PCP Açores, Aníbal Pires, denunciou hoje no Parlamento Regional a atitude vergonhosa do PS, PSD e CDS que, na Assembleia da República, votaram contra uma proposta do PCP que visava que fossem transferidos para os Açores os 35 milhões de Euros relativos à comparticipação nacional nos estragos do mau tempo do inverno passado.
Na discussão de uma proposta que visava apoiar alguns municípios açorianos nos prejuízos sofridos em virtude do mau tempo no inverno passado, o Deputado Aníbal Pires recordou que PS, PSD e CDS chumbaram a proposta do PCP, no Orçamento de estado para 2014, para transferir para a Região 35 milhões de euros, ao abrigo da Lei de Finanças Regionais.
Recorde-se que a Assembleia da República aprovou a Resolução 69/2013, também proposta pelo PCP, que visava que fossem accionados os mecanismos de solidariedade nacional previstos na Lei das Finanças Regionais para este tipo de situações de catástrofe. No entanto, os três partidos da troika não estiveram disponíveis para dar conteúdo real e concreto a essa solidariedade.
O Deputado Aníbal Pires denunciou a enorme hipocrisia do PS, PSD e CDS que nos Açores afirmam a sua preocupação com as vítimas dos estragos do mau tempo ao mesmo tempo que, na República, impedem que estes sejam realmente apoiados.
O Deputado do PCP recordou ainda que o PCP Açores fez aprovar no Parlamento Regional uma Resolução para que fosse realizada um plano especial de limpeza de ribeiras e reforçados os protocolos com as Juntas de Freguesia para ações de prevenção de cheias e deslizamentos.