CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Posições Políticas
  4. Assembleia da República
  5. Primeira visita à Terceira, no âmbito da Campanha Eleitoral para as Legislativas de 2022

Temas

14 janeiro 2022

Primeira visita à Terceira, no âmbito da Campanha Eleitoral para as Legislativas de 2022

  • Imprimir
  • Email
Twitter

terceira

No dia 12 de Janeiro, a primeira candidata da CDU, pelo círculo eleitoral dos Açores, à Assembleia da República, Judite Barros da Costa, deslocou-se à ilha Terceira, com a finalidade de se inteirar e fazer ponto da situação sobre diversas temáticas de complexa resolução a nível da República, que, no manifesto eleitoral regional, assumem-se como prioridades.

Assim, durante a manhã, juntamento com os candidatos pela ilha Terceira, Maria Gouveia e Else Reis, esteve no Concelho da Praia da Vitória, visitando a cidade da Praia e percorrendo a zona da Base das Lajes, nomeadamente, os antigos bairros dos militares americanos, cedidos ao estado português, e sem aproveitamento conhecido e a doca militar, que não estando a ser utilizada pelos militares, com a regularidade anterior, poderia ser uma infraestrutura a aproveitar em prol do desenvolvimento do Concelho e da própria ilha.

Da parte da tarde, deslocou-se à cidade da Angra do Heroísmo, onde, entre outras ações de rua, e encontro com os Órgãos de Comunicação Social, teve uma reunião com o SITACEHT e um grupo de ex-trabalhadores da Base das Lajes, com o intuito de conhecer a fundo todo o processo que resultou na aplicação, indevida, do Fator de Sustentabilidade aos trabalhadores da Base das Laje, que foram sujeitos a um despedimento coletivo, entre os anos de 2015-20, provocando uma situação de desigualdade e discriminação, em relação a outras situações semelhantes, que aconteceram noutros pontos do país.

Tendo esta situação sido gerada por um erro legislativo, identificado e reconhecido por vários juristas, que apoiam a alteração desta circunstância; havendo unanimidade, por parte de todas as forças partidárias, com assente na Assembleia Legislativa Regional, e parecer favorável de diversas bancadas parlamentares com assento na Assembleia da República, nomeadamente das bancadas do PCP e do PEV, não se admite que esta situação se arraste, penalizando perto de 400 pessoas, alimentando-se uma injustiça laboral da responsabilidade direta do Estado Português.

Assim, perante esta explanação, a 1ª candidata, Judite Barros, comprometeu-se, se for eleita, a levar esta matéria à Assembleia da República, exigindo a sua breve resolução, garantindo que este assunto não será esquecido pela Coligação Democrática Unitária, seja qual for a sua representatividade. A voz da CDU acompanha e está sempre ao lado dos Trabalhadores.

Angra do Heroísmo, 12 de Janeiro de 2022

Gabinete de imprensa CDU Açores

 

  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU