O 1º Candidato da CDU Açores à Assembleia da República, Aníbal Pires, iniciou oficialmente a campanha eleitoral com uma visita à Freguesia do Pico da Pedra, no Concelho da Ribeira Grande. A CDU Açores procurou, desta forma, evitar as grandes centralidades urbanas, chamando a atenção para as freguesias periféricas e para os seus problemas.
Aníbal Pires, acompanhado por Fernando Decq Mota e pelos candidatos municipais à Ribeira Grande, bem como por outros dirigentes e activistas da CDU Açores, participou numa sessão de apresentação dos candidatos autárquicos à Freguesia do Pico da Pedra, após o que seguiu uma reunião com a direcção do Vitória Clube do Pico da Pedra, para melhor conhecer os problemas e dificuldades desta instituição.
Houve ainda tempo para o contacto directo com a população da Freguesia, no qual os candidatos ouviram queixas dos cidadãos e apelaram ao voto na CDU, como forma de construir a mudança que o país precisa.
Aníbal Pires aproveitou a ocasião para destacar como centrais no projecto da CDU Açores as questões dos transportes, que devem deixar de ser um factor de estrangulamento da actividade económica da Região e passar a ser a garantia efectiva da continuidade territorial e do direito ao não-isolamento.
O candidato fez ainda um apelo ao voto na CDU como forma de garantir pluralidade na representação açoriana na Assembleia da República: “Da mesma forma que os Açores ficaram a ganhar com a nova composição do Parlamento Regional, é importante que os deputados dos açorianos na República espelhem essa diversidade e contribuam, de facto, para defender os nossos interesses.”, declarou Aníbal Pires e acrescentou: “Não estamos condenados ao rotativismo eterno entre PS e PSD, duas faces da mesma moeda. Mudar é possível e urgente.”