Aníbal Pires, cabeça de lista da CDU Açores nas eleições para a Assembleia da República, declarou, à saída de uma reunião com a Delegação da Câmara do Comércio e Indústria, em Santa Maria, que devem ser garantidos mais e melhores apoios às Pequenas e Médias Empresas, defendeu o fim do pagamento especial por conta e um regime mais célere para o reembolso do IVA por parte das empresas.
O candidato comunista criticou ainda as forças políticas que em tempo de eleições, se lamentam sobre a condição das PME’s, sem que antes nada tenham feito para melhorar a sua situação. “Vem agora Paulo Portas apresentar-se como o campeão das PME’s. O que ele é, é o campeão da demagogia! O facto é que, enquanto esteve no Governo, as suas preocupações e medidas foram apenas para os grandes grupos económicos, que o apoiam e dos quais depende a sua sobrevivência política. A defesa do empreendedorismo, dos micro, pequenos e médios empresários é uma causa da esquerda! Os Deputados da CDU apresentarão, na próxima legislatura, propostas concretas para aliviar a carga fiscal e apoiar as PME’s.”
Aníbal Pires defendeu que devem existir não só mais apoios financeiros, como também apoio técnico especializado e medidas que visem facilitar o acesso ao crédito bancário. A CDU propõe ainda que sejam criados apoios específicos para os jovens altamente qualificados que os Açores começam a ter, que sentem grandes dificuldades em arrancar com a sua ideia de negócio, muitas vezes por falta de apoios concretos.
O Candidato da CDU afirmou: “São as PME’s que estruturam o país. São elas que geram o grosso da nossa da riqueza e que criam a maior parte do emprego. A política que tem sido seguida de defender os grandes grupos económicos, as grandes empresas e os seus interesses tem prejudicado gravemente os nossos pequenos empresários. É tempo de mudar de política. Para isso, é preciso dar mais força à CDU.”
Aníbal Pires esteve na ilha de Santa Maria na sexta e Sábado, de onde se deslocará para o Faial, para participar num jantar de activistas no sábado à noite.