Aníbal Pires, cabeça de lista da CDU Açores nas eleições para a Assembleia da República este esta sexta-feira, dia 18 de Setembro na ilha de Santa Maria. No contacto com os marienses, ficou demonstrada a necessidade de uma mudança de políticas, em particular para o combate à pobreza na região.
Começando por uma acção de contacto com a população nas ruas de Vila do Porto, o candidato foi ouvindo as queixas dos marienses e respondendo com a necessidade de uma profunda mudança política, pelo reforço da CDU. Aníbal Pires declarou, na ocasião: “Assistimos ao resultado de uma política assente na injusta distribuição dos rendimentos. Ainda esta semana o Instituto Nacional de Estatística (INE) veio confirmar que perto de 50.000 açorianos vive com menos de 600 Euros por mês. E não vale a pena o Governo vir tentar disfarçar estes números com artifícios estatísticos. Se os números do INE são válidos e fiáveis para calcular a taxa de desemprego, então também são válidos para a questão dos rendimentos! E a verdade é que os açorianos continuam a estar entre os mais pobres dos portugueses. É isso que precisamos mudar”.
Aníbal Pires ouviu ainda reclamações sobre as insuficiências dos transportes marítimos e aéreos e defendeu que “compete ao estado garantir que há uma diminuição significativa dos custos e uma melhoria da operacionalidade. E não bastam umas promoções ou reduções de um par de euros. Estamos a falar de alterações substanciais que permitam que os transportes e o seu custo deixem de ser um factor de estrangulamento e passem a ser um factor de desenvolvimento. É uma questão essencial para a competitividade da nossa economia”, afirmou o candidato da CDU.
Houve ainda tempo para uma reunião com a Associação de Pescadores da ilha de Santa Maria. Aníbal Pires ouviu as diversas queixas dos homens do mar e referiu-se à importância da luta a desenvolver, também na Assembleia da República, para que Portugal recupere o controlo da gestão da sua Zona Económica Exclusiva. “É inadmissível que PS e PSD tenham entregue a gestão dos nossos recursos marinhos à União Europeia e venham agora, à porta das eleições, chorar lágrimas de crocodilo e lamentar-se pelo que os seus próprios partidos aprovaram!” Aos pescadores, Aníbal Pires garantiu que a CDU estará sempre determinadamente empenhadamente nesta luta, e que cada voto conta para eleger mais deputados da CDU.
Da agenda do candidato consta ainda uma reunião com a Delegação local Câmara do Comércio e também um jantar com activistas da CDU de Santa Maria.