O Deputado do PCP eleito pela ilha das Flores, João Paulo Corvelo, questionou hoje o Governo Regional, através de um Requerimento, sobre o atraso na construção de um tanque de salmoura no Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores. Esta obra, foi prometida uma vez mais, na visita estatutária do Governo Regional à ilha das Flores, no ano passado, mas no entanto ainda não saiu do papel, defraudando as expectativas dos pescadores florentinos.
Este equipamento permitiria aumentar a capacidade de congelação de pescado, determinante para o rendimento dos pescadores e tanto mais necessário quanto são conhecidas as recorrentes dificuldades de escoamento do pescado fresco da ilha das Flores.
Para o PCP este é um investimento absolutamente necessário que deve ser concretizado tão rapidamente quanto possível, rompendo com a falta de vontade política de investir nas ilhas de menor dimensão que tem caracterizado a prática do Governo Regional ao longo dos últimos anos. Assim, o PCP quer saber que razões explicam a demora na concretização deste projecto, se o Governo Regional mantém a intenção de efectivamente construi-lo, se pretende manter a dimensão que foi anunciada ou se irá introduzir alterações ao projecto e ainda quando se prevê que esta obra esteja concluída.
Requerimento
Na sua visita estatutária anual à ilha das Flores, no passado mês de Abril de 2016, o Governo Regional deliberou dar instruções à Lotaçor para dar início ao procedimento de contratação da empreitada de construção de um tanque de salmoura no Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores, assim dando aparente satisfação a uma antiga aspiração da comunidade piscatória florentina.
No entanto, o Governo Regional mais uma vez optou por não realizar este investimento, defraudando as expectativas dos pescadores da ilha das Flores e a obra prometida não passou ainda do papel.
Este equipamento permitiria aumentar a capacidade de congelação de pescado, determinante para o rendimento dos pescadores e tanto mais necessário quanto são conhecidas as recorrentes dificuldades de escoamento do pescado fresco da ilha das Flores.
A realidade das actividades económicas na ilha das Flores exige o apoio devido e que as entidades públicas criem condições para a sua sustentabilidade económica, sob pena de ser posto em causa o modo de vida e subsistência de muitas famílias florentinas. A atitude do Governo Regional demonstra a escassa importância que atribui à Coesão económica e social das várias ilhas do Arquipélago.
Para o PCP este é um investimento absolutamente necessário que deve ser concretizado tão rapidamente quanto possível, rompendo com a falta de vontade política de investir nas ilhas de menor dimensão que tem caracterizado a prática do Governo Regional ao longo dos últimos anos.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita com urgência ao Governo Regional as seguintes informações:
Que razões explicam a demora na concretização do anunciado projecto de de construção de um tanque de salmoura no Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores?
Mantém o Governo Regional a intenção de efectivamente construir este equipamento na ilha das Flores? E pretende o Governo Regional manter a dimensão que foi anunciada ou irá introduzir alterações ao projecto?
Quando se prevê que esta obra esteja concluída e possa entrar em funcionamento o tanque de salmoura no Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores?
8 de Fevereiro de 2017
ODeputadodoPCPAçores
(João Paulo Corvelo)