A CDU apresentou os seus candidatos às Velas, afirmando que é possível uma outra política autárquica, que combata realmente e com eficácia os problemas que se vivem um pouco por toda a região - o desemprego, a pobreza e mesmo a sustentabilidade futura.
Nas suas intervenções, os primeiros candidatos à Câmara Municipal - António Salgado Almeida - e à Assembleia Municipal - António Machado - criticaram a forma como é exercido o poder local no concelho, salientando que são necessárias soluções que dêm resposta às situações mais graves e que permitam projetar um outro futuro para o concelho e para a ilha, dando espaço para a pluralidade de opiniões, sem medos, que permitam novas ideias e criar novas dinâmicas, com a participação de todos os Velenses.
Intervenção de António Salgado Almeida
Primeiro Candidato da CDU à Câmara Municipal de Velas
Apresentamos a nossa candidatura a esta eleição autárquica no Município de Velas com a convicção de poder contribuir para que o debate de ideias e propostas para o futuro do Concelho e com a fundada expectativa de continuar essa intervenção enquanto eleitos dos Órgãos Autárquicos na Câmara, na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia.
O Concelho das Velas, tal como outros da Região Autónoma dos Açores, vive um problema central: a perda de população, sobretudo população jovem, o problema do emprego, a sua própria sustentabilidade. Aumenta o quadro de pessoas idosas, partem os jovens, agravam-se os problemas sociais. A CDU quer uma Câmara e uma Assembleia Municipal que se preocupe com isto. Que se preocupe com as pessoas, que pense o futuro do Concelho e da Ilha.
A CDU quer uma Câmara que exija soluções ao Governo Regional, que interaja com as politicas regionais, que aponte caminhos e soluções para os problemas que sozinha não consegue resolver.
A CDU quer uma Câmara com um funcionamento colegial, onde cada eleito enquanto representante de quem o elegeu possa e deva intervir, executar sem constrangimentos ou medos, onde o Presidente seja o líder de uma equipa de homens e mulheres com ideias próprias, com dinâmicas próprias, com autonomia e autoridade.
A CDU quer uma Câmara que promova a participação das pessoas, através da discussão pública das grandes opções do orçamento participativo, do envolvimento das Instituições e Associações do Concelho na definição e execução dos projetos municipais.
A CDU quer uma Câmara que dê luz verde às Juntas de Freguesia entregando-lhe lhe a execução de obras de carácter local e dando-lhes meios para um funcionamento autónomo.
A CDU quer uma Câmara que respeite e valorize os seus funcionários, criando condições e ambiente de trabalho que proporcionem o bom desempenho das suas funções.
A CDU quer uma Câmara que se preocupe com o principal motor da economia da Ilha – a produção do queijo de São Jorge. Uma Câmara que, sem amadorismo, sem ambiguidades, sem meios termos, exija uma politica de defesas e promoção do Queijo de São Jorge (fazendo, naturalmente parte, de corpo inteiro desta politica).
A CDU quer uma Câmara que apoie a pesca e os pescadores, que veja o mar como vê a terra: - parte integrante desta ilha, que esteja atenta às preocupações e anseios dos que vivem do mar.
A CDU quer uma Câmara que veja o turismo como o segundo motor da Economia do Concelho, que tenha um politica para a sua promoção, que crie condições para que o destino turístico Ilha de São Jorge seja interessante, apetecível e acessível: que para isso exija transportes aéreos que cubram de facto a época de maior fluxo; que melhore os transportes por mar, incluindo o aproveitamento do Porto da Fajã do Ouvidor; que melhore, sinalize e dê mais segurança aos percursos pedestres existentes; que crie novos percursos que ligue a Fajã de Além à Ribeira da Areia, passando pelo Ouvidor e que sinalize e crie condições de acesso aos Geossítios da Cordilheira Central:
- Que insista numa solução para o Farol dos Rosais e para acesso em segurança à Ponta de Rosais.
- Que crie uma Rota do Queijo, desde, desde os campos até ao produto final.
- Que apoie e estimule as empresas de restauração e hoteleiras no sentido de uma resposta actual e adequada às exigências de maior qualidade.
- Que apoie e promova eventos, iniciativas, mobilizando os cidadãos e as Instituições e organizações do concelho.
- Que divulgue e promova o artesanato, os muitos artesãos e artistas que vivem e trabalham na ilha, colocando as suas obras em exposição e venda.
A CDU quer uma Câmara amiga do ambiente, que promova a recolha seletiva do lixo, que controle e monitorize as soluções/redes de saneamento, que a água controlada nos chafarizes do concelho, que mobilize a sociedade, sobretudo os mais jovens para ações de limpeza, manutenções de floresta, das fajãs, das zonas de lazer.
A CDU quer uma Câmara amiga das Associações do Concelho, que apoie e estimule a iniciativa, o trabalho, que subsidie em função da atividade, com critérios justos, equilibrados e transparentes.
A CDU quer uma Câmara para quem a cultura não seja só uma semana (e mesmo esta nem é uma semana, nem é cultural, é um equivoco).
A CDU quer uma Câmara que entenda a cultura como uma atividade endógena, que brote de vida e atividade das Associações, Coletividades, dos cidadãos da ilha.
A CDU quer uma Câmara que apoie e promova o Desporto, que apoie e promova eventos desportivos, que apoie e promova os desportos do mar, os desportos náuticos (com tão pouca expressão num Concelho com tanto mar!) A CDU quer uma Câmara que promova e apoie estilos de vida saudáveis, que crie espaços para atividades de desporto e lazer, que estude a possibilidade de transformar a atual piscina Municipal, numa piscina coberta e aquecida que funcione todo o ano.
A CDU quer uma Câmara que ajude as pessoas a escoarem os seus produtos - produtos da terra, do mar, da pesca, da criação individual, através de um Mercado Municipal Semanal, (acabando com um circuito de mercado paralelo que todos conhecem).
A CDU quer uma Câmara que se preocupe com os idosos, que apoie as Instituições de Solidariedade Social, que assuma responsabilidades nos cuidados, que em conjunto com os Serviços de Saúde e Solidariedade Social acompanhe os idosos e pessoas com deficiência que vivam sós, que vivam sem apoios.
A CDU quer uma Câmara que veja nas pessoas a primeira das suas prioridades, uma Câmara que ouça as pessoas, uma Câmara que não ignore os problemas, as dificuldades os anseios do seu povo. É esta a Câmara, aberta, coletiva, transparente, participada, próxima e amiga que a CDU propõe aos eleitores das Velas
Está ao vosso e nosso alcance!
É só votar na CDU!
Intervenção de António Machado
Primeiro Candidato da CDU à Assembleia Municipal de Velas
Assumo hoje, aqui, com muito honra e responsabilidade encabeçar a lista de candidatos à Assembleia Municipal das Velas pela CDU – Coligação Democrática Unitária, serei apenas o primeiro de um coletivo de mulheres, homens e jovens cujo compromisso maior é com a população do Concelho das Velas.
A CDU apresenta esta candidatura está ciente da sua expressão eleitoral que habitualmente detêm, mas também se apresenta com a dose certa de ambição e otimismo, com a certeza de ser a alternativa credível às forças atualmente representadas, num órgão tão importante como é a Assembleia Municipal.
A CDU está, como sempre esteve, aberta ao diálogo com a população velense e naturalmente junto dos munícipes deste Concelho definir as suas linhas de atuação no Poder Local, para assim melhorar funcionamento e o desenvolvimento do Município para quem cá vive e nos visita.
Esta força política apresentar-se-á como um conjunto de pessoas com vontade própria e com o desejo de aderir à causa da pública, sem interesses pessoais. Não iremos pedir somente o voto, vamos pedir a confiança dos velenses, tendo como base o lema da nossa campanha: trabalho, honestidade e competência, fazendo de todos os velenses, sem exceção, parte ativa e integrante da democracia local.
Hoje a CDU está a assumir o compromisso de chamar mais apoiantes e simpatizantes, para que esta nossa candidatura seja dos velenses e para os velenses!