Os Açores estarão presentes no Encontro Nacional do PCP – “Alternativa Patriótica e de Esquerda. Soluções para um Portugal com futuro”, que se realizará a 2 de Fevereiro.
Foi a intervenção do PCP e a luta dos trabalhadores que permitiu a atual fase da vida política nacional, onde a existência de um Governo sem maioria absoluta e o papel desempenhado pelo PCP possibilitaram a conquista de novos direitos e a recuperação de outros direitos, que muitos anunciavam como inevitavelmente perdidos.
É por isso essencial que as eleições deste ano contribuam para a concretização da política alternativa patriótica e de esquerda, que coloque no seu centro os interesses do Povo e do País. Esta política, proposta pelo PCP e essencial para o futuro da Região e do País, só será possível com o reforço da votação na CDU.
Nota de imprensa
Encontro Nacional do PCP
O PCP/Açores participará com uma delegação constituída por 5 elementos da Direção Regional, no Encontro Nacional do PCP sobre a situação do País e as próximas eleições, com o lema “Alternativa Patriótica e de Esquerda. Soluções para um Portugal com futuro” que se realiza no dia 2 de Fevereiro de 2019, no Centro de Desportos e Congressos em Matosinhos.
Com a intervenção decisiva do PCP e a luta dos trabalhadores abriu-se uma nova fase da vida política nacional que derrotou a ideia de que ao País apenas restava o caminho de empobrecimento. Para o PCP/Açores é fundamental trilhar este caminho também na Região com a eleição de mais deputados do PCP na Assembleia Legislativa Regional e evitar mais uma maioria do PS/Açores.
A reposição, defesa e conquista de direitos, afirmou-se como um fator de crescimento económico e criação de emprego, sendo os Açores um exemplo desta realidade. Tem particular significado a comprovação de que a resposta aos problemas nacionais e regionais e o desenvolvimento do País e da Região são inseparáveis da elevação das condições de vida dos trabalhadores e do povo.
A participação de uma comitiva dos Açores neste Encontro nacional será importante na preparação dos atos eleitorais que se realizarão em 2019, as eleições para o Parlamento Europeu e para a Assembleia da República, pela expressão nacional que assumem, revestem-se de particular exigência, quer pela simultaneidade do calendário de preparação e seu desenvolvimento, quer por elementos de natureza objetiva que marcarão inevitavelmente o debate político e eleitoral também nos Açores.
As eleições para o Parlamento Europeu – 26 de Maio – constituem uma importante oportunidade para, através do reforço do PCP e da CDU, afirmar a necessidade e a possibilidade de uma rutura com o rumo de desigualdade, dependência e abdicação nacional imposto ao País e ao povo português e de abrir caminho a uma alternativa patriótica e de esquerda que enfrente, sem hesitações, a submissão ao Euro e às imposições e condicionalismos da União Europeia, e recupere para Portugal os instrumentos necessários ao seu desenvolvimento soberano, num quadro de uma Europa de paz, cooperação e progresso.
As eleições para a Assembleia da República constituem um momento e oportunidade de grande importância para, com o reforço do PCP e da CDU, dar mais força para defender os direitos e interesses dos trabalhadores e do País, para combater retrocessos, assegurar novos avanços e contribuir para a construção de uma alternativa política.
Os avanços conseguidos nos últimos 3 anos por ação do PCP, quer na Republica, quer na Região evidenciam com maior nitidez e atualidade de que a concretização da política e da alternativa, patriótica e de esquerda, indispensáveis para pôr o País e os Açores a avançar é inseparável do reforço do PCP, articulado com a luta dos trabalhadores e a da população.
Angra do Heroísmo, 31 de Janeiro de 2019
A DORAA DO PCP