Antes porém de desenvolver qualquer ideia sobre isso quero registar vivas felicitações aos jogadores, treinador, técnicos e dirigentes do Sporting Clube da Horta pelo feito em si mesmo e pelo facto muito relevante do nosso Sporting ser hoje a única equipa nacional presente nessa prova europeia de clubes. Q evolução do andebol no SCH é uma história, que sendo de sucesso é principalmente marcada pela iniciativa de uns quantos, pela visão de outros e pela perseverança de muitos. O facto do Sporting Clube da Horta ter hoje uma das melhores equipas do Andebol português resulta de muitos anos de trabalho e da determinação de sucessivas equipas de dirigentes e técnicos que sempre acreditaram que era possível progredir, mesmo nos momentos em que nem tudo corria bem. Tendo o Sporting Clube da Horta uma das principais equipas nacionais de Andebol é óbvio que hoje a Horta, o Faial e os Açores são melhores conhecidos em várias partes do País e até mesmo em países do continente europeu como a Rússia, a Noruega, a Suiça de entre outros em que o nosso andebol de qualidade a nível competitivo já foi. Os apoios oficiais dados a esta modalidade tem um claro retorno na projecção que este nível competitivo cria. A presença do Sporting da Horta – ou do Horta, como diziam os noruegueses – nesta competição internacional é de grande valia para o conjunto dos Açores, porque divulga a Região, mas é de grande valia para esta ilha, não só porque a divulga mas principalmente porque demonstra que também aqui pode existir, crescer e afirmarem-se projectos de competição desportiva de grande qualidade e alcance. O apoio municipal e regional dado ao andebol do Sporting, não só deve continuar como deve ser reavaliado e reforçado na medida do possível.
2. No passado fim de semana realizou-se o 2º Indoor Regional de Apneia, organizado pelo Clube Naval da Horta e efectivado na Piscina Municipal. Esteve presente e participaram os actuais campeões do Mundo e de Espanha, foi batido um recorde nacional, tudo isto no quadro de uma organização impecável. O Clube Naval da Horta e outras entidades públicas e privadas deram toda a atenção a esta iniciativa, que se integra claramente naquela gama de eventos que são essenciais à promoção da nossa terra.
3. O próprio Clube Naval da Horta, com 13 modalidades activas, com largas centenas de praticantes, com invejável currículo na recepção de regatas internacionais, com uma larga experiência na organização de eventos com participação estrangeira, é uma estrutura de divulgação do Faial e dos Açores com extraordinária importância. A perspectiva de internacionalização está sempre presente nas actividades do CNH, sendo de grande importância os esforços em curso para trazer à próxima Semana do Mar velejadores de vela ligeira das Canárias e de França. A realização de uma importante regata profissional da classe 6,5 m que ligará a França à Horta no início de Agosto é outro evento de enorme valor competitivo e gerador de grande divulgação. A postura aberta e interventiva da Administração Portuária, o apoio do Município e a colaboração de órgãos da Administração Regional, nomeadamente a Direcção Regional de Turismo, são muito importantes neste abrir de portas ao Mundo por via dos desportos náuticos.
4. Do Andebol à Vela, passando pela Apneia, temos aqui um largo espectro de actividades desportivas competitivas que são, também, parte do nosso processo de desenvolvimento. Administrar bem os recursos públicos e dos clubes é uma exigência social inalienável; saber aproveitar esses recursos, ou parte deles, para criar linhas de projecção para o exterior é um acto de inteligência que tem que ser apoiado. Estamos no meio do mar, mas podemos e queremos participar em coisas válidas e receber o retorno dessa participação. É assim que devemos agir!
José Decq Mota no Tribuna das Ilhas em 07/04/200