Saudação

jos_decq_mota_webHoje é Dia de Natal e por o ser quero deixar aqui uma saudação amiga a todos os leitores e a todos os obreiros deste importante jornal açoriano.

O Natal, sendo como é, a Festa grande da Cristandade, ganhou ao longo do tempo  um estatuto cultural muito vasto e muito ligado às ideias da bondade, da partilha, da transformação para melhor e da paz. A esmagadora maioria dos que aqui vivem, comemoram e vivem o Natal, independentemente de praticarem ou não qualquer das religiões cristãs, ou mesmo independentemente de terem ou não Fé.

O Natal, com os seus valores universais, com as suas tradições muito antigas e muito fortes, une os homens sérios, do mesmo modo que é manipulado pelos que desprezam e querem sempre destruir esses valores.

O Natal gera, a partir da ideia de bondade, comportamentos de solidariedade e de partilha.

O Natal gera, a partir da ideia de transformação para melhor, sentimentos de esperança.

Há muitos anos os poetas Ary dos Santos e Joaquim Pessoa e os músicos e cantores Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes, conceberam um belíssimo LP a que deram o nome de “Operários do Natal”. Os pais, os amigos, o pasteleiro, o lenhador, a costureira, de entre outros, estão lá retratados em bonitas canções, como sendo os obreiros da felicidade que se dá e que se recebe nesta Festa do Natal.

No meio de todas as dificuldades que nos estão a ser impostas, é essencial sabermos continuar a respeitar os valores próprios desta Festa, porque são valores que nos humanizam e que isolam os que desprezam o humanismo.

É neste Natal, com estes valores da bondade, da solidariedade, da transformação, da esperança e da partilha, que eu penso quando vos desejo Boas Festas, vividas em paz.

 

Artigo de opinião de José Decq Mota, publicado em 24/12/2012 no jornal "Diário Insular"