Foi anunciada com pompa e circunstância que a Ana teria suspendido a
sua decisão de antecipar o período de encerramento nocturno do
Aeroporto de Santa Maria. No telejornal da RTP Açores vimos declarações
de vários teores: as das pessoas ligadas ao PS: Carlos César, Nélia
Figueiredo e Alberto Costa que assumiam claramente esta decisão como
uma victória das diligências do Governo Regional junto do Governo da
República.
Nélia Figueiredo enalteceu a intervenção do Governo Regional e pareceu-me ter entendido que a decisão da Ana não seria um recuo definitivo. Alberto Costa, colocou o Governo Regional nos píncaros da lua e afirmou que Mais uma vez o Governo Regional teria dado a mão a Santa Maria. Santa Maria não precisa de quem lhe dê a mão, não somos indigentes. Santa Maria precisa de ser tratada como parte de um todo que é a Região Autónoma dos Açores, ter as mesmas hipóteses de desenvolvimento que qualquer das ilhas ditas "grandes".
Sérgio Ferreira, por seu turno, colocou a questão onde esta deveria ser colocada: a decisão foi tomada porque Santa Maria pressionou o Governo Regional a pôr pés ao caminho. A vitória, embora não definitiva, pertence a Santa Maria: aos órgãos municipais e a toda a população que reagiu e se manifestou.
O PCP Açores emitiu o seguinte comunicado:
O PCP/Açores, tendo conhecimento da decisão da ANA, SA e do Governo da República de recuar no que se refere ao prolongamento do encerramento nocturno do aeroporto de Santa Maria, considera que esta decisão se deve à unidade, à determinação e à firmeza da luta dos marienses.
Mais uma vez se confirma que vale a pena lutar.
Apesar deste objectivo ter sido conseguido, o Governo Regional tem que esclarecer as condições em que foi negociada esta decisão.
Numa altura em que tanto se fala de “Ilhas de Coesão” esta é uma altura propícia para que este movimento ganhe novos contornos e reflicta sobre o futuro do aeroporto de Santa Maria, perspectivas de viabilização económica do mesmo e o desenvolvimento da economia mariense.
O PCP/Açores exorta os marienses a continuarem unidos e alerta no sentido de que todas as decisões que venham a ser tomadas no futuro, passem pela sua participação.
O PCP/Açores
23 de Fevereiro de 2006
Mas breve a situação foi clarificada e afinal a victória é um adiar da situação e não entendo muito bem qual a intenção do Governo Regional em anunciar que o aeroporto não fecha e ponto final e depois vem o porta voz da Ana dizer que a decisão é um adiamento e que irão ter lugar negociações que levarão à decisão final.
Dizia a notícia saída no Açoriano Oriental: “Na quinta-feira, uma nota do executivo açoriano indicava que o "presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, assegurou, junto do Governo da República e da ANA, SA, a continuação do funcionamento do aeroporto de Santa Maria no horário actualmente em vigor".
A mesma notícia dá conta de que a ANA quer mesmo alargar o período de encerramento e segundo as declarações do seu porta-voz a reunião de Março vai servir para ANA expor ao Governo Regional as razões que estão na base da medida e ouvir os argumentos açorianos.
Parece que o que podemos esperar desta reunião é muito pouco, mas acima de tudo não devemos desmobilizar, o abaixo assinado continua à disposição nas juntas de Freguesia e irá ser recolhido e entregue à Sra Presidente da Câmara na próxima 5ª Feira dia 2 às 10:30. Seria muito importante que a população de Santa Maria se mobilizasse e comparecesse junto à Câmara Municipal para se manifestar, mais uma vez, contra as intenções da ANA e em apoio ao próprio abaixo-assinado e à Câmara Municipal para que continue a defender os nossos interesses.
Abraços marienses
Rádio Asas do Atlântico, Santa Maria, 27 de Fevereiro de 2006
,
Ana Loura